Obra da Imprensa Oficial leva Prêmio Jabuti de livro do ano

Entrega do prêmio foi realizado na noite de quarta-feira na Sala São Paulo, na Capital

qui, 01/11/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 12h18

A obra “Resmungos”, de Ferreira Gullar, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, foi a grande vencedora da 49ª edição do Prêmio Jabuti, o troféu máximo da literatura brasileira. O livro do poeta maranhense recebeu, na noite desta quarta-feira, 31, o prêmio de livro do ano na categoria ficção.

A obra de 208 páginas e em formato capa dura reúne as crônicas publicadas pelo poeta no jornal Folha de S.Paulo em 2005. Quando subiu ao palco para receber a honraria, Gullar agradeceu a Antônio Henrique Amaral, ilustrador do trabalho. As composições, todas originais, utilizam-se de técnicas de aquarelas, xilogravuras, óleo, colagens e intervenções computadorizadas. O livro já havia sido escolhido, na primeira fase do prêmio, como melhor na categoria Contos e Crônicas.

“Resmungos é um projeto muito interessante porque é um livro de crônicas e elas são efêmeras. As crônicas morrem no dia seguinte. Dizem que o jornal de hoje é aquele que vai embrulhar o peixe no dia seguinte. O nosso desafio foi transformar um trabalho que seria efêmero em uma obra perene”, contou o presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres.

O presidente da Imprensa Oficial contou como foi o processo de confecção do livro, com a participação de diversos setores da empresa. “É uma obra que mostra que uma empresa pública pode fazer trabalhos de muita qualidade, com gente capacitada, com gente envolvida e comprometida”, comentou. A Imprensa Oficial é ligada à Secretaria Estadual da Comunicação.

O livro foi organizado em quatro blocos, nos quais a reedição das crônicas ganhou nova leitura por estarem situadas em configurações pensadas pelo próprio autor. Idéias, Evocações, Temas Sociais e Política tomam corpo com o ritmo sugerido pelas ilustrações que permeiam o trabalho. O livro já havia levado o primeiro lugar na categoria contos e crônicas.

“É uma grande alegria e, sobretudo, uma grande surpresa. Eu jamais imaginei que fosse ganhar o Livro do Ano então, para mim, foi uma surpresa total”, disse o poeta Ferreira Gullar no palco da Sala São Paulo, na Capital, local da entrega dos prêmios. Gullar observou que o livro merece uma distinção por ser “muito bonito” graficamente. “Senão pelo texto, com modéstia, pelo menos como objeto gráfico ele merece ser o livro do ano”.

O governador em exercício e secretário estadual do Desenvolvimento, Alberto Goldman, compareceu ao evento e entregou o prêmio de melhor tradução. “Acho muito importante que esse prêmio se dê, porque isso é um instrumento de melhoria das condições de vida do nosso povo. Ler faz bem. Faz bem para quem escreve, mas melhor ainda para quem lê”, disse Goldman.

Prêmios

A 49ª edição do Prêmio Jabuti, organizada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), reservou mais dois momentos altos para a Imprensa Oficial. A empresa ganhou dois segundos lugares: uma na categoria melhor tradução para Passagens e outro para melhor teoria/crítica literária para Bilac, O Jornalista. O primeiro trata-se da edição inédita de um clássico do filósofo alemão Walter Benjamin. A obra, de 1.168 páginas, é organizada por Willi Bolle. Já o segundo, de 1.680 páginas, é organizado por Antonio Dimas. Ele resgata as contribuições jornalísticas feitas pelo poeta líder do movimento parnasiano.

Com essas conquistas, a Imprensa Oficial contabiliza 35 Jabuti ganhos ao longo de sua história, dos quais 14 só nos últimos quatro anos. Todos os livros podem ser adquiridos pela Livraria Virtual da Imprensa Oficial por meio do site http://livraria.imprensaoficial.com.br/

Manoel Schlindwein