Obra contribui para despoluição de córrego em Ferraz de Vasconcelos

Até final de março, Sabesp conclui intervenção

sex, 15/02/2008 - 9h07 | Do Portal do Governo

Até o final de março a Sabesp concluirá mais um conjunto de obras no município de Ferraz de Vasconcelos, que compreende a construção do Coletor-tronco Jardim São Paulo, com 2,4 km de extensão; 3,9 km de redes coletoras e 460 novas ligações de esgotos que beneficiarão moradores dos bairros Vila São Paulo, Vila São José, São Judas Tadeu e Jardim Yone.

Com 95% das obras executadas, quase todo o esgoto coletado na região já é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos de Suzano, contribuindo para a melhoria da qualidade das águas do córrego Cambiri, que deixará de receber os esgotos daqueles bairros.

De acordo com dados de análises da Sabesp e da Cetesb, o córrego apresentou uma redução de mais de 80% na Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO – indicador utilizado para medir o nível de poluição de corpos d’água); passando de 154 mg/litro em outubro/07, antes do início das obras, para 27 mg/litro, em dezembro/07.

O córrego Cambiri passa pelo município de Ferraz de Vasconcelos e deságua no rio Guaió, já no município de Poá, o que significa que todas essas ações proporcionam um ganho ambiental para os dois municípios. A Sabesp investiu R$ 1,8 milhão neste conjunto de obras.

Da Sabesp

(I.P.)