Obesidade é tema de videoconferência do Iamspe

Palestra pode ser acompanhada por qualquer um pela internet e alerta sobre risco de doenças

qua, 09/06/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

Obesidade e alimentação saudável são os temas da videoconferência promovida pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) que acontece nesta quinta-feira, 10, das 10 às 12 horas. Gratuita, a palestra será conduzida pelo médico Evandro de Souza Pontes, responsável pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e poderá ser acessada pelo link http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/aovivo.   

A videoconferência também vai abordar as causas e problemas de saúde relacionados à obesidade, o tratamento, as cirurgias, os cuidados com a alimentação, além de tirar dúvidas sobre dietas.

Hábitos alimentares saudáveis, como consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia, ajudam a controlar o aumento da obesidade. Segundo a nutricionista do Iamspe, Africa Isabel Neumann, a explicação é a menor densidade energética desses alimentos. Além disso, sua grande quantidade de fibras aumenta a sensação de saciedade.

Sgundo Africa, a alimentação inadequada, rica em gorduras, com alimentos altamente refinados e processados, pobre em frutas, legumes e verduras, está associada ao aparecimento de diversas doenças como aterosclerose, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus e câncer.

Veja sugestões de alimentos que contribuem para a prevenção de doenças:

Tomate e produtos derivados, goiaba e melancia – Diminuem o risco de câncer de próstata
Beterraba, açaí, uva e berinjela – Diminuem o risco de doenças cardiovasculares
Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve – Diminuem o risco de câncer de próstata
Chá verde, frutas e hortaliças em geral – Diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares
Brócolis, couve-flor, repolho, couve, agrião e rúcula – Reduzem o risco de desenvolvimento de tumores
Suco natural de uva e vinho tinto – Promovem ação anticoagulante
Peixes de águas profundas (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta) e semente de linhaça – Reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares, além de ter efeito hipotensivo e atuação antiinflamatória
Espinafre, couve, milho, gema e frutas amarelas – Retardam a degeneração macular (lesão na área central da retina) e o aparecimento da catarata
Frutas cítricas e ervas – Produzem efeito antioxidante
Maçã e cebola – Produzem efeito antioxidante
Alho – Ação antioxidante e bactericida
Azeite de oliva – Protege contra doenças coronarianas e câncer, tendo ainda ação antioxidante e atuação sobre o sistema imunológico
Farelo de aveia – Reduz os níveis de colesterol sanguíneo

A videoconferência é uma iniciativa do Programa Prevenir, do Iamspe, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública. O Programa, criado em 1998, é um projeto orientado para implantar melhorias na prevenção à doenças e promoção da saúde dos servidores estaduais.

Do Iamspe