Obelisco receberá Tocha Olímpica com apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Revezamento da chama passará por outros importantes monumentos estaduais, como a Pinacoteca e o Memorial da América Latina

sáb, 23/07/2016 - 16h33 | Do Portal do Governo

Importante monumento dedicado ao soldado constitucionalista de 1932, o Obelisco, localizado no Parque do Ibirapuera, será um dos pontos do revezamento da Tocha Olímpica neste domingo (24), na capital.

A pedido do Comitê Paulista das Olimpíadas, ligado ao governo do Estado de São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação para abrilhantar a passagem da chama olímpica na cidade. A passagem da tocha pelo Obelisco com show da Esquarilha está prevista para as 13h. O revezamento da chama passará por outros importantes monumentos estaduais, como a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina.

“É uma alegria unirmos esse belíssimo show da Esquadrilha da Fumaça, nesse momento histórico da passagem da tocha por este tradicional monumento de São Paulo, que é o Obelisco. Desde 2012 a Esquadrilha não faz voos abertos ao público na capital”, comentou o secretário executivo do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, Roberto Arantes.

O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira (FAB) que fazem acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sete aviões farão a apresentação a cerca de quatro mil metros de altura. A surpresa fica a cargo da tradicional escrita feita com fumaça.

Obelisco
Após um processo de restauração e modernização, o Obelisco – Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 – foi reaberto ao público em dezembro de 2014. Foram desenvolvidos projetos de acessibilidade, acústica, prevenção, detecção e combate a incêndios, drenagem de água, pavimentação, paisagismo, além de obras relacionadas ao sistema hidráulico, elétrico e telefônico. O monumento possui 81 metros de altura e 1,932 metros de área. O investimento total do Governo do Estado no restauro foi de R$ 11,4 milhões.

O projeto de criação do Obelisco é de autoria do ítalo-brasileiro Galileo Ugo Ememdabili. A construção, que ocorreu entre 1947 e 1970, é do engenheiro alemão Ulrich Edler. A obra é tombada como patrimônio histórico da capital e do estado e guarda os restos mortais de combatentes da Revolução de 1932, dentre eles Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo (M.M.D.C).

Do Portal do Governo do Estado