O uso da gramática para produção de sentido

As aulas acontecem de 19 a 21 de junho; o programa completo está disponível na internet

ter, 12/06/2007 - 16h45 | Do Portal do Governo

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, promove de 19 a 22 de junho o curso Gramática de usos do português. O objetivo é permitir ao aluno aplicar de maneira eficiente os recursos da língua portuguesa por meio de exercícios que descrevem os processos gramaticais envolvidos na produção de sentido.

O curso será ministrado por Maria Helena de Moura Neves, doutora pela USP em Letras Clássicas (grego) e livre-docente pela Unesp em Lingüística e Língua Portuguesa. Atua na pós-graduação em Letras da Universidade Mackenzie e na Unesp, campus de Araraquara. Produziu mais de 60 obras, entre elas:

Gramática de usos do português; Guia de uso do português: confrontando regras e usos; A Gramática: história, teoria e análise, ensino; A vertente grega da gramática tradicional: uma visão do pensamento grego sobre a linguagem; Texto e gramática; Que gramática estudar na escola?; Gramática na escola; e A gramática funcional.

Gramática de usos do português é voltado para editores, revisores, assistentes editoriais, escritores, tradutores, professores, bibliotecários, estudantes e demais interessados.

As aulas acontecem de 19 a 21 de junho, das 17h30 às 21h30, e dia 22 de junho, das 18h às 21h (carga horária: 15h), na sede da Universidade do Livro, Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo – SP). O investimento é de R$ 320 (estudantes e associados pagam R$ 256).

Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-9555 e e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. O programa completo está no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.

Da Unesp