O trabalho da Sutaco

Autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, a Sutaco foi criada para promover, divulgar e comercializar o artesanato paulista.

dom, 17/06/2007 - 10h33 | Do Portal do Governo

A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) foi criada em 1970, para valorizar profissionalmente o artesão, promover, divulgar e comercializar o artesanato paulista. É uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

Após avaliar, classificar e quantificar o artesanato, emite Carteira de Identificação de Artesão, credenciando-o como profissional de artesanato. O cadastramento permite a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal, cursos de qualificação e requalificação profissional. E mais: divulgação, apoio à comercialização, exportação, consulta à biblioteca especializada, acesso ao microcrédito, com financiamento do Banco do Povo, com juros de 1% ao mês e orientação técnica e jurídica.

Além disso, promove junto às prefeituras do interior termos de cooperação, onde o artesão munícipe pode se cadastrar e sanar suas dúvidas. Atualmente, a Sutaco mantém um ponto fixo de comercialização, localizado na Estação República do Metrô e outro no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

Nesses locais, o público interessado pode apreciar e comprar peças produzidas no Estado de São Paulo. Os produtos à venda nas lojas são adquiridos pela Sutaco diretamente dos artesãos cadastrados. As peças também são comercializadas em feiras e eventos ao longo do ano, nos municípios do Estado de São Paulo, em todo o País, e no exterior.

A Sutaco fica na Rua Boa Vista, 170 – Edifício Cidade I – 3º andar – Blocos II e III – centro. Mais informações pelo telefone (11) 3241-7329 ou no site www.sutaco.com.br

Marília Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial 

(J.H.)