O que é o Relatório do IPCC

Cientistas concluíram que há 90% de chance de o aquecimento global ter sido causado pela atividade humana

sex, 16/02/2007 - 12h55 | Do Portal do Governo

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em Paris no dia 2 de fevereiro, não poupa ninguém no que se refere ao aquecimento global e à conseqüente mudança de clima que o planeta sofrerá.

Os cientistas envolvidos no estudo (mais de 500 pesquisadores de vários países) concluíram que há 90% de chance de o aquecimento global observado nos últimos 50 anos ter sido causado pela atividade humana, independentemente de bandeiras.

O documento anterior, de 2001, apontava uma probabilidade de 66%. O conteúdo do relatório serviu como alerta sobre o agravamento do problema ambiental e será usado como base para as negociações do “pós-Kyoto” – período que começa em 2012, quando expira o tratado, e terá novas discussões sobre o compromisso dos países signatários em reduzir suas emissões de gás carbônico.

“Há um conceito de enorme profundidade adotado pela ONU que é o da responsabilidade comum a todos os países, mas diferenciada”, afirma Luiz Gylvan Meira Filho, do Instituto de Estudos Avançados da USP. “As emissões de hoje causam um máximo de mudança de clima daqui a 40 anos. A decisão entre evitá-la ou não se reflete nas próximas gerações”, diz Meira Filho. O pesquisador acredita que o Brasil precisa definir melhor sua política pública para o setor.

Da Agência Imprensa Oficial