O portal do Mercosul: conheça Santa Fé do Sul

Localização privilegiada torna o município um importante pólo logístico para produção industrial, pecuária, fruticultura, turismo, armazenamento, transporte e distribuição

qua, 03/07/2013 - 10h00 | Do Portal do Governo

Localizada estrategicamente no noroeste do Estado de São Paulo, o município de Santa Fé do Sul está a 628 km da capital. A chamada região dos Grandes Lagos é formada pelas usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Água Vermelha e é constituída pelos rios Paraná, Paranaíba, Grande, São José e Tietê.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O acesso a importantes rodovias, como Euclides da Cunha (SP-330), Washington Luiz (SP-310), Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348), permite que as distâncias se encurtem na ligação entre os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

A Ponte Rodoferroviária, que foi idealizada pelo escritor e poeta Euclides da Cunha, e a Hidrovia do Tietê-Paraná fazem de Santa Fé do Sul um importante pólo logístico para a produção industrial, pecuária, fruticultura, de turismo, armazenamento, transporte e distribuição, tornando-a um portal do Mercosul.

Meio ambiente

Santa Fé do Sul tem sua economia voltada para o agroturismo, com hotel-fazenda, ranchos, casas de veraneio e o turismo rural com visitas abertas às produções de leite, uva, manga, coco e banana. Nos núcleos da Estrada 15 e Estiva, o turista pode comprar peças artesanais feitas em cerâmica queimada pelas esposas dos agricultores.

A preocupação com o meio ambiente fez com que o município se tornasse tricampeão do prêmio Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado. As cidades que apresentaram melhores notas nas 10 diretrizes propostas pela Secretaria do Meio Ambiente são contempladas com o prêmio.

Outro importante destaque é a educação superior. Em Santa Fé do Sul, 70% dos seus três mil alunos são de outras cidades e Estados. Funciona também nas Fisa (Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul) a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) com mais de mil alunos com idade acima de 45 anos.

Santa Fé tem um orçamento de R$ 28 milhões e oferece uma boa qualidade de vida aos seus moradores, com 100% de serviços essenciais, em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além do programa médico da família para 100% da população. 

Do Portal do Governo do Estado