“O melhor momento da minha profissão é quando dou alta para uma paciente”

Max Mano, médico oncologista e chefe do grupo de câncer de mama do Icesp “É motivador ver como as pessoas têm vontade de viver, como elas batalham pela vida. Em […]

sex, 14/10/2016 - 12h03 | Do Portal do Governo

Max Mano, médico oncologista e chefe do grupo de câncer de mama do Icesp

“É motivador ver como as pessoas têm vontade de viver, como elas batalham pela vida. Em 16 anos de oncologia, eu não conheci ninguém que, ao receber um diagnóstico de câncer, dissesse ‘doutor, pode me deixar morrer, não precisa me dar tratamento’.

No Brasil, a média de diagnóstico de câncer de mama está em torno de 50 casos/ano para cada 100 mil habitantes. A média mundial varia de 100 a 140 casos/ano para cada 100 mil habitantes. A gente vê, mundialmente, que a incidência de câncer vem crescendo há décadas. Mas em países desenvolvidos a mortalidade para o câncer de mama já está caindo há 20 anos. No Brasil ainda não conseguimos chegar lá, pois temos um problema grave que é o diagnóstico em estágio avançado.

Para mudar isso, tem de haver uma mobilização cultural, ou seja, a mulher precisa fazer o exame de mamografia anualmente. O autoexame é muito importante, mas o melhor é detectar por rastreamento – fazer mamografia uma vez por ano e ser examinada por um profissional. Além disso, o câncer de mama é altamente tratável e responde muito bem ao tratamento. No sistema público brasileiro, temos taxa de cura de 70% para cima, mesmo em situações em que o câncer já está em grau avançado.

E nós, oncologistas, não gostamos de perder. Perder é quando um paciente morre da doença. É muito triste para a gente também e, infelizmente, ainda acontece. Estamos estudando – e aqui no Icesp há pesquisas sobre isso – para achar uma maneira de curar todos os casos, até os de metástase. Porque a coisa que mais gosto nessa profissão é dar alta. Chegar no consultório, dar alta para uma pessoa e falar que ela, a partir de agora, pode seguir sua vida é, para mim, a maior vitória”.

——————————————————————————————

Max Mano é médico oncologista. É professor-assistente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e chefe do Grupo de Câncer de Mama do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Todos os dias, Max dá alta para uma paciente.

#OutubroRosa

Veja mais histórias no especial Outubro Rosa.

Do Portal do Governo do Estado