O futuro da cachaça artesanal é tema de evento em Piracicaba

Evento discutirá a produção da bebida na região de Piracicaba

ter, 17/04/2007 - 20h21 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Centro Sul, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o SEBRAE/SP, promove nesta quinta-feira o workshop “O Futuro da Cachaça Regional”, que discutirá a produção da bebida na região de Piracicaba, cidade de tradição histórica no desenvolvimento da cachaça artesanal.

O evento tem como objetivo apresentar aos produtores de cachaça artesanal, pesquisadores do setor e estudantes, informações de diversas áreas que possibilitem o crescimento de forma sustentável e o aumento da rentabilidade na produção da cachaça. “Queremos difundir tecnologias com intuito de elevar o potencial da qualidade e produtividade, colaborar para a organização dos produtores, promovendo conceitos de associativismo, cooperativismo na categoria”, explica a pesquisadora científica e coordenadora do evento Celina Maria Henrique Fortes.

A pesquisadora desenvolve o projeto “Cachaça Regional”, que com a colaboração do Sebrae, pesquisa desde o ano passado, os principais problemas encontrados pelos produtores da cachaça da região de Piracicaba. Os resultados desses estudos serão a base para o desenvolvimento e planejamento de ações que possam solucionar e adequar a produção da cachaça às características e condições que a região possui.

Segundo a pesquisadora, o workshop abordará as necessidades que o mercado da cachaça artesanal possui e que foram identificadas nas pesquisas feitas durante o trabalho do projeto. “Esperamos beneficiar o produtor promovendo a maior aproximação entre os agentes envolvidos com a cachaça na região de Piracicaba, um amplo debate sobre a importância da atividade para o desenvolvimento local e a necessidade de algumas melhorias no processo e comercialização do produto, além da apresentação do selo “Produto São Paulo” para cachaça paulista de qualidade”, diz Celina.

Além disso, o workshop também abordará questões ligadas à legalização e comercialização da cachaça na região, por meio de palestras a respeito de controle de qualidade, normas para registro de estabelecimento, selo para a cachaça regional paulista, entre outros.

Mais informações sobre o evento “O Futuro da Cachaça Regional” e sobre o projeto Cachaça Regional, pelos telefones (19) 3421-5196 e (19) 3421-1478 ou pelo e-mail celina@aptaregional.sp.gov.br

Serviço:

Workshop “O Futuro da Cachaça Regional”

Dia 19 de abril –  Horário:  a partir das 08 horas

Pólo Regional do Centro Sul

Rua Alberto Coral, 1500 – Vila Fátima – Piracicaba – SP

Fone: (19) 3421-5196 / (19) 3421-1478

e-mail: polocentrosul@aptaregional.sp.gov.br

Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional

C.M.