O Estado de São Paulo já recadastrou 70% de seu rebanho suíno

Trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura e suinocultores do Estado

qua, 22/03/2000 - 21h34 | Do Portal do Governo

Dos 150 mil animais do rebanho suíno paulista, 70% já foram recadastrados pela Associação Paulista dos Criadores de Suínos. Este é um dos resultados positivos da parceria entre a Secretaria de Agricultura do Estado e os suinocultores de São Paulo que serão apresentados pelo secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, e o presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos, Waldomiro Ferreira, nesta sexta-feira, 24 de março, em Espírito Santo do Pinhal.
O recadastramento foi realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Suinocultura, criado há quatro meses com a assinatura de um convênio entre a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da SAA, e os suinocultores. Foram repassados ao setor R$ 60 mil, provenientes de taxas e multas.
Num prazo de um ano, serão repassados R$ 240 mil. Essa é a primeira vez que o governo transfere à iniciativa privada recursos dessa natureza. Essa verba está sendo utilizada em ações de defesa animal para estimular as exportações paulistas de carne suína e promover o desenvolvimento da suinocultura no Estado. As primeiras iniciativas nesse sentido, lembra Ferreira, foram o recadastramento dos criadores e a prevenção e controle da peste suína clássica.
‘Estamos fazendo um levantamento de porteira em porteira’, comentou. Sua expectativa é que até maio São Paulo seja considerada área livre de peste suína clássica. Com isso, ampliam-se as oportunidades de exportações da suinocultura paulista, cuja participação nas 46 mil toneladas de carne exportadas anualmente ainda é muito pequena.
O setor elevou a produtividade em mais de 6% no ano passado. Este ano, a principal meta, salienta Ferreira, é melhorar o resultado no comércio exterior. ‘O controle sanitário total é a primeira medida para reverter essa situação’, avaliou. Na oportunidade, Meirelles vai apresentar aos produtores os desafios da pecuária paulista.

Encontro de suinocultores (Clube do Leitão)
Local: Espaço Pinhalense para Eventos e Negócios
Data: 24 de março
Horário: 11h30
Endereço: Avenida do Café, nº 400