Números de denúncias de racismo aumentam na capital

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania divulga relatório no lançamento do Programa São Paulo Contra Racismo

qui, 22/03/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os números de denúncias sobre racismo e processos administrativos foram divulgados nesta quarta-feira, 21, em um evento que marcou o início do segundo ano do Programa São Paulo Contra o Racismo. Nos 80 primeiros dias do ano, 34 denúncias foram recebidas pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, o que representa um aumento de 183% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O programa busca ampliar os canais em que as vítimas possam fazer suas denúncias, desta forma criou-se um novo mecanismo de divulgação desse direito”, explicou o coordenador estadual de políticas para a população negra e indígenaAntonio Carlos Arruda. 

Durante o evento, que marcou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado nesta data, instituído pela ONU em homenagem ao Massacre de Shaperville, também foi assinado termo de cooperação com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). O objetivo é que o instituto receba também denúncias de racismo, com base na lei estadual 14.187/10. De acordo com Arruda, hoje o Estado já conta com 1.650 postos de recebimento.

“Os balanços são importantes porque além de indicar situações que precisam de mais atenção eles servem para avaliar, direcionar e criar ações para combate o racismo”, disse a secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda.

Participaram da solenidade, que aconteceu no Auditório André Franco Montoro, no Pátio do Colégio, em São Paulo; Uebe Reseck, secretário municipal de Participação e Parceria; Margarete Barreto, Delegada Titular da Delegacia de Crimes Raciais e de Intolerância (Decradi); Leci Brandão, Deputada Estadual; e Clério Rodrigues da Costa, Presidente da Comissão Processante Especial e Procurador do Estado.

Do Portal do Governo do Estado