Números da Operação da Polícia Civil mostram resultados positivos

Somente em São Paulo são 20 mil policiais civis trabalharam na ação

sex, 23/03/2007 - 18h14 | Do Portal do Governo

Com enfoque no combate ao tráfico, seqüestros e roubos, os números do balanço estadual da Operação Nacional de Polícia Civil mostram que os resultados são positivos: a Polícia apreendeu 223,7kg de entorpecentes (cocaína, crack e maconha, majoritariamente), 214 mil objetos, 71 armas e 568 veículos. Os dados da Operação, que está sendo realizada em 26 estados e no Distrito Federal, foram divulgados nesta tarde pela Delegacia Geral de Polícia. A ação é coordenada pelo presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCP), Mário Jordão Toledo Leme, delegado geral da Polícia Civil de São Paulo.

A Polícia vinha preparando a Operação há 15 dias, providenciando mandados, localizando o paradeiro de criminosos e montando estratégias. Das 6h às 12h, 606 pessoas foram presas e outras 14.628 foram abordadas, e cumpridos 685 mandados de prisão em todo o estado. Ocorreram 49 atos infracionais e 61 menores foram apreendidos. Com esquema também para flagrantes, a Polícia Civil distribuiu seu efetivo em lugares estratégicos, como rodoviárias, estações de trem e metrô e aeroportos. Até o meio-dia, foram feitos 206 flagrantes.

A Operação é a primeira deste porte a ser realizada no país. “Estamos muito satisfeitos com o resultado e isso mostra que a Polícia Civil está articulada, unida e organizada”, comemora o delegado geral, Mário Jordão. Só em São Paulo, são 20 mil policiais civis trabalhando na ação. “Muitos policiais, mesmo de folga ou de férias, vieram reforçar a equipe, que está quase completa”, explica.

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.