Número de vagas para professores nas Fatecs supera 350

O grande número de vagas se deve ao projeto de expansão do Ensino Tecnológico na instituição

dom, 03/02/2008 - 13h00 | Do Portal do Governo

Os editais dos concursos começaram a ser publicados em 4 de janeiro e continuam sendo divulgados até, aproximadamente, a primeira quinzena de fevereiro no Diário Oficial do Estado. O número de vagas abertas para professores concursados nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) já passa de 350.

Para Angelo Cortelazzo, responsável pela Assessoria para Assuntos de Educação Superior (Aesu), do Centro Paula Souza, o grande número de vagas se deve ao projeto de expansão do Ensino Tecnológico na instituição. “Esse crescimento faz parte da política educacional do Governo do Estado e tem trazido novas vagas públicas no Ensino Superior, não apenas nas Fatecs já existentes, mas também nas novas unidades que vêm sendo criadas. Para se ter uma idéia da dimensão dessa expansão, só neste semestre, seis faculdades entram em atividade – Araçatuba, Capão Bonito, Itu, Jaboticabal, Piracicaba e Sertãozinho”.

Para se inscrever em disciplinas básicas, o professor deve ter o título de mestre ou doutor, obtido em programa recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com validade nacional.

Já para as disciplinas profissionalizantes, é preciso ser graduado na área da disciplina do concurso e preencher uma das seguintes condições:

– Ter mestrado ou doutorado na área, em programa recomendado pela Capes;

– Ter certificado de especialização na área e experiência profissional de três anos;

– Ter experiência profissional de cinco anos. A experiência profissional deve ser na área do concurso e as atividades didáticas podem somar metade do tempo exigido.

Concurso

A inscrição deve ser realizada na unidade de interesse do candidato, com a apresentação da documentação exigida pelo edital de concurso. As provas começaram a ser aplicadas no final de janeiro.

A lista de disciplinas abertas para concurso é atualizada diariamente, abrangendo as 39 unidades: Americana, Araçatuba, Baixada Santista, Botucatu, Capão Bonito, Carapicuíba, Cruzeiro, Garça, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itu, Jaboticabal, Jales, Jaú, Jundiaí, Marília, Mauá, Mococa, Mogi-Mirim, Ourinhos, Pindamonhangaba, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuí e, na Capital, Fatec São Paulo, Zona Leste e Zona Sul.

Do Centro Paula Souza

(S.M.)