Número de mortes no trânsito cai 57% após lei seca

Os dados foram recolhidos em três unidades do IML, de SP

seg, 14/07/2008 - 11h44 | Do Portal do Governo

 Levantamento do Instituto Médico Legal apontou que o número de mortes no trânsito caiu 57% em São Paulo após a lei 11.705 entrar em vigor, em 20 de junho. Os dados foram recolhidos em três unidades do órgão nos dias em que foi realizada a operação Direção Segura – quintas e  sextas-feiras e sábados e domingos.

Foram comparados os três primeiros finais de semana do mês de junho com os dois seguintes.  No primeiro final de semana da blitz, em junho ( 5 a8), foram registradas 14 mortes. Já no segundo ( 12 a 15), 11 e, no terceiro (19 a 22), 10. No quarto final de semana, ( 26 a 29), quando a lei já vigorava havia mais de uma semana, foram registradas cinco mortes.

O mesmo número se repetiu no primeiro final de semana de julho ( 3 a 6).

Para calcular o índice, os números dos três primeiros finais de semana de junho foram somados e divididos por três, para que se chegasse a uma média aritmética simples.

O resultado foi de 11,7 mortes que, se comparado ao número de mortes registradas no último final de semana de junho e no primeiro de julho, em que a lei já era de conhecimento público abrangente, revela a queda de 57%.

O secretário da segurança pública, Ronaldo Marzagão, acredita que a Lei de Embriaguez no Trânsito, a 11.705, deu às polícias um instrumento mais poderoso para combater os acidentes de trânsito: “É uma lei dura, mas importante”, afirma Marzagão.

Direção Segura

Balanço da operação Direção Segura, da Polícia Militar, realizada sexta e sábado passados, contabilizou 913 abordagens a motoristas, 379 testes do bafômetro e 136 autuações por infração de trânsito.

Da Secretaria de Segurança Pública