Número de homicídios cai 9% no primeiro trimestre de 2008

O índice foi apresentado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP

qui, 08/05/2008 - 9h15 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo reduziu em 9% o número de homicídios no primeiro trimestre do ano. O índice foi apresentado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com o coordenador da CAP, Túlio Khan, com a queda o Estado alcançou o índice de 10,8 homicídios por cem mil habitantes. “Esse número se aproxima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 10 homicídios por cem mil pessoas”, constata.

O coordenador explica que houve continuidade do processo de queda dos homicídios no Estado a partir de 1999. Nos últimos oito anos, a redução foi de 67%. Isso significa que foram salvas, desde 1999, de 35 mil a 43 mil vidas.

A diminuição no número de homicídios, segundo análise da CAP, se deve aos fatores de encarceramento, desarmamento e gestão. “São Paulo teve enorme expansão da população prisional. Saltamos de 55 mil presos em 1994 para 158 mil no Estado”, afirma Khan. Ele lembra que a política de desarmamento do Estado é anterior à do governo federal e destaca o trabalho da Polícia Militar: “A PM está tirando as armas ilegais das ruas, realizando cerca de 10 mil apreensões por mês”. 

Planejamento – Quanto à gestão desempenhada pela polícia, Khan ressalta a importância do Infocrim (Sistema de Informação Criminal), criado em 1999. “Essa ferramenta nos permite localizar o crime. Quando alguém vai ao distrito policial registrar uma ocorrência, são detalhadas diversas informações e com essa base é estruturada a distribuição de policiais e viaturas”, explica. Entre outros índices que tiveram redução estão os de roubo de veículos, com diminuição de 16,1%, e de roubo a banco, com queda de 37,7 %. Além disso, a taxa de estupro caiu 7%. 

Da Secretaria de Segurança Pública