Núcleo de Atendimento Integrado começa a funcionar em Santos

Equipamento foi inaugurado no dia 30 e tem capacidade para atender até 12 adolescentes

sáb, 02/02/2008 - 16h47 | Do Portal do Governo

A Fundação Casa e a Prefeitura de Santos inauguraram o primeiro Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Baixada Santista e do Litoral de São Paulo. É o quarto equipamento do gênero gerenciado pela Casa em parceria com autoridades municipais no Estado.

A inauguração ocorreu na última quarta-feira, 30. O equipamento terá capacidade para prestar o atendimento inicial e provisório a 12 adolescentes (nove do sexo masculino e três meninas). O NAI de Santos – localizado na Avenida Franscisco Manuel, 252 – foi construído numa parceria da Fundação Casa com a Prefeitura da cidade. Houve, também, aportes de recursos da União.

Referência

O NAI é considerado referência por especialistas que atuam na área da Infância e Juventude. O projeto já existe em Americana, Ribeirão Preto e São Carlos. Em todos, com a presença e repasse de recursos do Governo do Estado, via Fundação Casa, Polícia Civil e Defensoria Pública. A função principal do NAI é promover uma atuação em rede junto aos jovens encaminhados pelas autoridades.

Em um único local, ele reúne representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, além da Fundação Casa, que fica responsável pela custódia dos adolescentes.Com a integração, o processo do adolescente autor de ato infracional tramita mais rápido. E o atendimento é melhor do que o prestado em cadeias públicas e delegacias.

“O NAI funciona como uma espécie de poupatempo para o adolescente em conflito com a lei, pois reúne todas as instâncias necessárias para o atendimento dele, em um só ambiente”, esclarece a presidente da Casa, Berenice Giannella. “Isso evita deslocamentos e dá maior agilidade ao trabalho”.

Segundo Berenice, o NAI faz parte do esforço do Governo do Estado de municipalizar o atendimento aos adolescentes. “Gostaria de cumprimentar o prefeito de Santos, que está fazendo todos os esforços para que esta política seja executada”, afirmou a presidente. “Este exemplo (o de Santos) deve ser copiado por outras cidades.”

Trabalho preventivo

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, disse que o núcleo será importante para a realização de um trabalho preventivo e de atendimento social aos adolescentes e suas famílias. “Gostaria de cumprimentar o Governo do Estado pela iniciativa e empenho na reformulação da Fundação Casa”, afirmou o prefeito. “A Fundação Casa tem dado um ótimo exemplo na qualidade das políticas de atendimento.”

Para o juiz Evandro Renato Pereira, titular da Vara da Infância e Juventude de Santos, a inauguração do equipamento representa um salto de qualidade no atendimento na cidade. “A integração dos poderes é fundamental no atendimento aos jovens.”

Também participaram da cerimônia de inauguração representantes das polícias Civil e Militar, Ministério Público, secretarias e conselhos municipais, conselhos tutelares e da Divisão Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)