Núcleo Cunha abre exposição sobre pinheiro brasileiro com atividades especiais

Na programação deste domingo estão apresentações musicais, concurso de redação, atividades recreativas, pratos típicos e passeio por trilha

sáb, 16/04/2016 - 14h35 | Do Portal do Governo

A 8ª Exposição do Pinheiro Brasileiro será inaugurada nesta domingo (17), às 10h, no Núcleo Cunha, do Parque Estadual Serra do Mar, com direito a uma programação especial com apresentações musicais, concurso de redação, atividades recreativas para crianças, pratos típicos feitos do pinhão e, para quem gosta de aventura, um passeio pela trilha do rio Paraibuna.

O objetivo da exposição é mostrar a extrema importância de se conservar o pinheiro brasileiro. Estarão expostos diversos objetos feitos a partir de cascas e folhas de araucária, como quadros e mandalas, entre outros.

O pinheiro brasileiro ou araucária é uma árvore de grande valor histórico e ambiental e que infelizmente encontra-se em extinção. O Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar tem entre suas tarefas a proteção e conservação desta espécie (conheça a mata de araucária).

Sobre o Núcleo Cunha
O Núcleo Cunha foi criado em 1977, com a inauguração do Parque Estadual Serra do Mar. Anteriormente, era denominado Reserva Florestal de Cunha. Localizado no extremo norte, sua área total corresponde a 13,3 mil hectares e abriga uma das porções de maior biodiversidade em todo o parque. Em seu território, são encontrados remanescentes de matas nebulares, espécies características de regiões com grandes altitudes.

É o caso da cidade de Cunha, situada a cerca de 1.500 metros do nível do mar, característica que possui grande influência no clima e no ecossistema da região. Fazem parte do núcleo os municípios de Cunha e Ubatuba.

A sede do Núcleo está situada em Cunha, município localizado a cerca de 250 km da cidade de São Paulo. É uma Estância Climática conhecida pelas tradições da cultura caipira, além de ser também um importante centro produtor de cerâmica artesanal.

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

SERVIÇO
8ª Exposição do Pinheiro Brasileiro – inauguração com atividades especiais
Domingo (17), às 10h
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha
Rodovia Paulo Virgínio km 56,2, estrada do Paraibuna – Cunha-SP
Informações e agendamento: (12) 3111-2353 ou pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado