Novos trens da CPTM oferecem mais segurança e conforto aos usuários

Com salão contínuo de passageiros, que permite deslocamento livre entre carros, veículos possuem monitoramento por câmeras

qui, 29/03/2018 - 8h29 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) continua a ampliar a frota de trens novos para linhas da empresa nos últimos anos. Os veículos integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendados à empresa espanhola CAF e 30 comprados juntos à Hyundai Rotem, que, para fornecê-los, inaugurou a primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araraquara, interior paulista.

Em 15 de março, os usuários da Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí) passaram a ter à disposição mais um novo equipamento da série 9.500, fabricado pela Hyundai. “Aposentaremos os trens antigos, além de melhorar a operação e oferecer mais conforto aos usuários, com trens com ar condicionado, novos bancos e vagões interligados”, ressalta o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

Com salão contínuo de passageiros, que permite a passagem livre entre os carros, os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Os veículos contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes.

Operação

Entre 2011 e junho de 2017, a população paulista recebeu 90 trens, dos quais 72 de contratos anteriores a 2011. Os outros 18 são de um contrato feito pelo Governo do Estado em 2013, que prevê a entrega de mais 47 unidades até o fim de 2018, totalizando 65 veículos. O índice de carros com o sistema de refrigeração subiu de 33% para 76% nos últimos seis anos.

Os trens também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria. Os veículos são entregues e entram em operação após a realização de testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização.

Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo para solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha da CPTM.