Novos projetos e posse de conselheiros marcam 40 anos da Cati

Durante toda esta semana, até o dia 30, serão realizadas duas feiras: a da Agricultura familiar e a do Verde

ter, 27/11/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 27, às 14 horas, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o coordenador da CATI, Francisco Simões, prefeitos municipais, presidentes e secretários de conselhos regionais e municipais de desenvolvimento rural, técnicos, funcionários, entre outras autoridades, abrem oficialmente as comemorações dos 40 anos de criação da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Durante o evento haverá o lançamento do Projeto Leite CATI, Poupança Florestal, Variedade de Trigo Paulista e do livro Arvores e Cia. Além disso, acontece a posse dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural.

Entre os dias 26 e 30 acontecem duas feiras: a da Agricultura familiar e a do Verde. A Feira de Produtos da Agricultura Familiar que vai mostrar as oportunidades e experiências, dos produtores integrantes do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, desenvolvido no território paulista há sete anos, com a exposição e venda de produtos como doces, conservas, frutas, hortaliças, produtos orgânicos, artesanatos e produtos regionais da agricultura familiar paulista.

Simultaneamente ocorre a tradicional Feira do Verde, com venda de mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres, frutíferas enxertadas e arborização. Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, que trabalha cerca de 270 espécies diferentes. Na oportunidade, os técnicos do órgão estarão no local para qualquer informação sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades e como cuidar das plantas. 

Lançamentos

O Projeto Leite CATI – desenvolvendo São Paulo, é desenvolvido pela CATI, em parceria com a Embrapa desde 1999. Com os técnicos treinados e os produtores organizados, passa a ser um programa do governo do Estado, que prevê a geração de renda e emprego. A partir de agora a CATI reorganizou o projeto e passa a ser oficialmente desenvolvido pelo órgão. As ações já estão delineadas para atender a meta inicial que é implantação em 400 propriedades leiteiras do Estado.

O Projeto Poupança Florestal visa implantar um sistema de produção florestal sustentável, gerando novas alternativas de renda às propriedades rurais e contribuir com a preservação do meio ambiente. Foi criado a fim de ampliar o projeto original de Fomento Florestal, criado em parceria entre a CATI – EDR de Bragança Paulista, a Votorantim Celulose e Papel, SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura e a Teca – Consultoria Florestal de Bragança Paulista. O projeto será implantado em 57 municípios distribuídos nas regionais de Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Bragança Paulista. Além de desenvolver um trabalho de educação ambiental junto às famílias rurais, o Poupança Florestal visa ampliar os estoques florestais da região e introduzir novas alternativas de uso para áreas inadequadamente exploradas e propriedades fragilizadas na sua economia.

A CATI estará lançando variedade de Trigo Paulista com qualidade, que visa o aumento da produção e oferta de sementes comerciais, reduzindo seu custo. O objetivo é reduzir a importação de sementes de trigo, fortalecer a cadeia produtiva e a transferência de tecnologia e financiamento da pesquisa de novos cultivares. A produção dessa variedade é um trabalho conjunto da CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, do Sindicato da Indústria do Trigo, da Agroindústria do trigo e produtores interessados.

O livro Árvores e Cia aborda aspectos técnicos sobre árvores, arbustos e palmeiras, o planejamento de seu uso nas cidades, as técnicas  de produção de mudas, poda, condução e transplante de plantas adultas e, também, direciona para o sombreamento de pastagens, instalações de quebra-ventos e cercas vivas na zona rural. Traz, ainda, uma relação de espécies arbóreas úteis à fauna em geral.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, na oportunidade vai dar posse aos 40 Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural. Esses Conselhos são órgãos consultivos, regulamentados por decreto do Governo do Estado. São eleitos dentro dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. O papel desses Conselhos é atuar como articuladores de forças regionais e estaduais para o desenvolvimento rural sustentável e, também, como gestores dos processos de alocação de recursos para a área rural e a determinação das prioridades.

40 anos da CATI

Além da Feira da Agricultura Familiar (26 a 30), do Ciclo de Palestras (26 e 27), Feira do Verde (26 a 30), outros eventos estão inclusos nas comemorações do aniversário da CATI: Encontro dos Assistentes Agropecuários (28) e Óleos Vegetais como Combustível (29).

Todos os eventos acontecem na sede da CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fica na Avenida Brasil 2340, Jardim Chapadão, Campinas, SP.

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento

(C.C.)