Novos equipamentos facilitam monitoramento na CPTM

Os monitores recebem as imagens captadas por 340 câmeras

qua, 18/06/2008 - 10h06 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adquiriu 12 monitores de LCD de 46 polegadas, com alta definição de imagem, para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Estação Brás. Os equipamentos são usados para a observação, em tempo real, de todas as imagens da movimentação de embarque e desembarque de usuários, além das chegadas e partidas das composições nas 88 estações da empresa.

Antes da compra, as imagens eram apresentadas em monitores convencionais de 28 ou 17 polegadas e vistas apenas no âmbito de cada console de operação. Agora, são visíveis de qualquer posto do CCO. Há ainda outras vantagens que as telas de LCD proporcionam. Evitam distorções de imagem por serem totalmente planas, cansam menos mal a vista, consomem menos energia, não emitem radiação nociva, têm contraste superior, além de possuírem correção de distorções ocasionadas por movimento.

Os monitores recebem as imagens captadas por 340 câmeras posicionadas nas plataformas das estações, em 22 municípios atendidos pelo trem metropolitano. Foram fixados seis monitores sobre os painéis luminosos de controle das Linhas 8 – Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e 9 – Esmeralda (Osasco-Grajaú). Outros seis ficam sobre os painéis das Linhas 11 – Coral (Luz-Estudantes) e 12 – Safira (Brás-Calmon Viana).

“Trata-se de um recurso extremamente importante para o CCO, por permitir melhor gestão da circulação”, afirma o gerente de controle operacional, Francisco Pierrini. Ele explica que, para a aquisição, foram levados em consideração aspectos tecnológicos, ergonômicos e de adaptabilidade funcional do CCO.

Mais dinâmico – A controladora de circulação Valda Aparecida Pícoli considera importante a instalação dos novos aparelhos. “Achei ótimo! Às vezes, um trem está com problemas de portas ou perda de tração. Então, você coloca a imagem da estação e acompanha tudo o que está acontecendo: se a segurança está apoiando; se o maquinista está atuando ou se tem supervisor no local”, explica. “É como se a gente estivesse lá. Nosso trabalho ficou mais dinâmico”, completa.

O controlador II, Marcelo Henrique dos Santos, compartilha a opinião da colega. “Os monitores são extremamente úteis. Eles nos auxiliam a acompanhar o embarque e desembarque em qualquer estação. Antes, o acompanhamento era feito por monitores nos consoles. Com esses de LCD, as imagens ficaram disponíveis para todos e mais nítidas”, diz.

Da CPTM

(M.C.)