Novos empregos estão concentrados nos jovens e trabalhadores com escolaridade alta

Jovens com até 24 anos preencheram 56,8% das vagas criadas em agosto

sex, 09/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Jovens com até 24 anos preencheram 56,8% das vagas em agosto – em julho, o índice foi de 59,4%. Trabalhadores com Ensino Médio Completo ocuparam 55,5% – proporção maior que em julho que foi de 51,7%. A participação das mulheres também cresceu: elas responderam por 43,5% dos postos de trabalho, contra 41,7% em julho. Os números são do boletim de agosto do Observatório de Emprego – indicador da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). 

“Os novos empregos estão concentrados nos jovens e nos trabalhadores com escolaridade mais alta”, destaca o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. “Além da grande proporção de novas vagas ocupadas por pessoas que concluíram o Ensino Médio, houve uma destacada participação de trabalhadores com Ensino Superior Completo e Incompleto, que chegou a 23,6% – taxa bem maior que em julho, quando ficou em 9,9%”, acrescenta o professor Hélio Zylberstajn, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP), que é parceira da SERT no Observatório. 

Em contrapartida, a contratação de pessoas que cursaram até o 5º ano do Ensino Fundamental despencou: o saldo ficou negativo em 540 vagas. Em julho, 23,3% das vagas (12.348) foram ocupadas por pessoas com esse nível de escolaridade. 

O mercado de trabalho paulista apresentou, em geral, redução de contratação na área agrícola e aumento de admissões na construção, no comércio e, principalmente, na indústria de transformação – setor que apresentou fortes retrações nos meses anteriores e, agora, começa a se recuperar. 

Outros números 

O saldo de novos postos formais no Estado em agosto (+77.983 vagas) foi superior a julho (53 mil) e junho (27 mil), mas inferior a agosto de 2008 (+83.592 vagas). Os maiores crescimentos foram nos setores do Comércio (+25.167), Construção (+10.492) e Indústria de Transformação (+10.276). Vale ressaltar que em julho (-516) e junho (-3.168) os saldos de vagas na Indústria foram negativos. 

As ocupações com melhor desempenho responderam por 41% de todo o emprego gerado em agosto e estão ligadas aos setores que mais cresceram: alimentador de linha de produção; escriturários, agentes, assistentes e auxiliares administrativos; operadores do comércio em lojas e mercados; e ajudantes de obras civis. 

Na contramão, a Agricultura (que também compreende Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura) gerou 2.762 vagas – número dez vezes menor que o de julho, quando o setor teve o melhor desempenho entre todos os analisados, com 22,6 mil vagas. As ocupações com maiores reduções foram: trabalhadores agrícolas na cultura de gramíneas; trabalhadores agropecuários; e trabalhadores de apoio à agricultura.  

O boletim de agosto está disponível no site www.observatorio.sp.gov.br

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho