Novos delegados escolhem distritos para atuar em SP

Pela primeira vez, em 102 anos de história da Polícia Civil, a opção se deu por meio do desempenho de cada um

qui, 10/01/2008 - 11h31 | Do Portal do Governo

Os 204 novos profissionais formados pela Acadepol – Academia da Polícia Civil – escolheram, no início da tarde desta quarta-feira (9), no auditório do Detran, os distritos policiais que atuarão nas áreas do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo). Pela primeira vez, em 102 anos de história da Polícia Civil, a escolha se deu por meio do desempenho de cada profissional. O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, prestigiou o processo de escolha.

Marzagão declarou que os novos delegados ingressaram em uma carreira que hoje é referência no Brasil e fora do país. “Por coincidência, hoje, eu recebi cópia de um artigo publicado em Miami, nos Estados Unidos, sobre a polícia paulista e também, nesta quarta-feira, a Polícia Civil foi homenageado por ter, dentro outras ações, recuperado os dois quatros do Masp. Isso mostra que a polícia tem trabalhado com inteligência e muita investigação. A idéia é a inteligência substituir a força”.

“Estou muito emocionada e tenho certeza que independente da classificação, todos nós teremos uma carreira brilhante e começaremos com muita garra para fazer uma polícia cada vez melhor”, afirmou a primeira colocada Maria Letícia Camargo Lopes. Sem contar, a busca por um melhor atendimento cada dia mais.

O colega dela Mario Sérgio de Oliveira Pinto, terceiro colocado, ressaltou sua vontade em exercer a profissão junto a instituição. “Durante os meses de Academia, eu tinha mais vontade de trabalhar e de ir para linha de frente. Espero e tenho certeza que continuarei assim até o final da minha carreira”.

O delegado geral da Polícia Civil, Maurício Lemos Freire, destacou a importância da mudança no processo para a transparência na escolha dos distritos. “Esta medida é justa, objetiva e clara, em um momento que, a Polícia Civil tem mostrado sua capacidade. Acabei de sair do Masp aonde tivemos a alegria de devolver duas obras que fazem parte do patrimônio internacional de cultura”.

Prestigiaram também a solenidade de designação dos novos delegados o secretário da Segurança Pública adjunto, Lauro Malheiros Neto, o delegado geral da Polícia Civil adjunto, Paulo Afonso Bicudo, o diretor do Detran, Ruy Estanislau Silveira Mello, o diretor da Academia de Polícia, Tabajara Novazzi, o diretor do Decap, Aldo Galiano Júnior, e o diretor do Demacro, Elson Alexandre Sayão.

Os cinco primeiros colocados foram:

Maria Letícia Camargo Lopes, Decap – 93º Distrito Policial

Marina Cerqueira Correa da Silva, Decap – 20º DP

Mario Sérgio de Oliveira Pinto, Decap – 40º DP

Lawrence Katsuyuki de Almeida Tanikawa, Decap – 19º DP

Mônica Resende Gamboa, Decap – 93º DP

Da Secretaria de Segurança Pública