Novos consultores da saúde no Programa Atenção Básica

Profissionais auxiliam gestores municipais a identificar problemas e traçar estratégias

qua, 25/03/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou hoje o nome dos 71 servidores que irão auxiliar as secretarias municipais de saúde a promover o Programa Atenção Básica no Estado. O programa garante aos municípios um piso para gastos com serviços essenciais de saúde, como consultas médicas nas principais áreas, atendimento odontológico básico, vacinação, assistência pré-natal, pequenas cirurgias, pronto-atendimento e orientação nutricional, ambulatorial e comunitária.
 
Chamados de “consultores” da saúde, esses profissionais irão auxiliar os gestores municipais na identificação de problemas e na formulação de estratégias para melhorar a qualidade da assistência, reduzindo, por exemplo, a mortalidade infantil e materna.

“Estamos desenvolvendo um trabalho para apoiar à gestão municipal, visando o fortalecimento da Atenção Básica”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Cada servidor atuará em dez municípios da mesma região a partir do próximo mês. A princípio, foram selecionadas cidades com menos de 100 mil habitantes. Para saber quem será o consultor na sua região basta acessar o site www.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria de Estado da Saúde