Novo trem da CPTM para a Linha 12-Safira embarca para o Brasil

Primeira composição deverá entrar em operação a partir de março

seg, 04/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O primeiro trem novo da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), produzido na Espanha pela CAF, uma das quatro maiores fabricantes de equipamentos metroferroviários do mundo, desembarcará este mês no Brasil.

A entrega da nova composição é a primeira do lote de 48 trens adquiridos pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) para a CPTM: 20 para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 20 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 8 para a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). Com isso, mais uma etapa do Plano de Expansão é cumprida dentro do prazo.

O primeiro trem deixou a fábrica da CAF situada em Beasain e seguiu até o porto de Bilbao, onde foi embarcado, no dia 28 de dezembro, em um navio rumo ao porto de Santos. A previsão é de que a primeira composição entre em operação na Linha 12-Safira em março de 2010.

Os dois primeiros trens das Linhas 7-Rubi e 12-Safira e o primeiro trem da Linha 9-Esmeralda da CPTM serão produzidos na Espanha, ao passo que os 45 restantes na nova fábrica instalada pela CAF em Hortolândia (SP), que está gerando 900 novos empregos diretos no Brasil.

Construídos em aço inoxidável, os novos trens terão ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras de segurança, detecção e extinção de incêndio, painéis eletrônicos de comunicação, itens de acessibilidade, sistema de comunicação auditiva digitalizada, registradores de eventos (caixa preta) e um moderno sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos