Novo Terminal Metropolitano de Americana tem obras aceleradas

Equipamento é parte do Corredor Biléo Soares e tem previsão de entrega no final de 2015

seg, 27/07/2015 - 21h32 | Do Portal do Governo

A cidade de americana acaba de receber os primeiros arcos da cobertura do novo Terminal Metropolitano. A obra faz parte do trecho Nova Odessa – Americana – Santa Bárbara D’Oeste do Corredor Biléo Soares, que terá 24,3 km e irá atender 35 mil passageiros por dia.

No início do mês, o governo do Estado liberou R$ 3,8 milhões para acelerar a conclusão do novo Terminal. Cada um dos seis arcos pesa aproximadamente 36 toneladas e sua instalação mobiliza 43 profissionais, apoiados por dois guindastes que podem suportar até 130 toneladas.

Foram liberados também outros R$ 6,5 milhões para a continuidade das obras do Corredor Biléo Soares em Santa Barbara d’Oeste. Serão aplicados em trabalhos de drenagem, implantação de guias e pavimentação da Avenida São Paulo, para que o trecho seja liberado ao tráfego.

A EMTU também implantou uma parada de ônibus provisória na Avenida Antonio Lobo, em frente ao local onde está sendo construído o novo Terminal.

O Corredor Metropolitano Biléo Soares terá 47,4km. Os 20km já implantados entre Campinas e Hortolândia trouxeram rapidez, conforto e segurança para mais de 100 mil usuários que o utilizam diariamente qualquer uma das 2.300 viagens realizadas entre os municípios de Campinas, Hortolândia e Sumaré, o principal eixo do transporte intermunicipal na região.

São dois terminais em operação, Campinas e Hortolândia, 7 km de faixas exclusivas para ônibus, três Estações de Transferência, integração das redes municipais e metropolitana, redução média de 15 minutos no tempo de viagem e acréscimo de velocidade média dos ônibus no Corredor de 17%.

Do Portal do Governo do Estado