Novo site do Projeto Tietê ressalta história e objetivos do programa

Sabesp lançou neste mês página eletrônica da iniciativa, que recebeu US$ 1,4 bilhão em investimentos

sex, 30/03/2007 - 11h13 | Do Portal do Governo

Quem quiser saber mais sobre o Projeto Tietê, programa de saneamento ambiental da Sabesp, pode consultar seu novo site. A página da internet, lançada neste mês, quando se comemora o Dia Mundial da Água, apresenta o histórico do projeto e as obras para construção de estações de tratamento de esgotos, instalação de redes, coletores e interceptores, que impedem o despejo do esgoto no rio e seus afluentes.

Com layout moderno e conteúdo atualizado, o site aborda os objetivos do programa e traz um pouco da história do Rio Tietê. Há ainda explicações sobre os processos de coleta e tratamento de esgotos, além de notícias recentes sobre o andamento dos trabalhos.

O Projeto Tietê já recebeu US$ 1,4 bilhão em investimentos. As obras estão na segunda etapa, que se estenderá até julho.

Os resultados são visíveis: houve redução da mancha de poluição do Rio Tietê e melhoria da qualidade de vida dos moradores de suas margens. Os habitantes de Salto e Itu, por exemplo, já podem apreciar peixes no trecho do rio que corta essas cidades.

As principais obras da primeira etapa compreenderam a inauguração de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em São Miguel, ABC e Parque Novo Mundo; a ampliação da capacidade da ETE Barueri; a construção de 1,5 mil quilômetros de redes coletoras, 315 quilômetros de coletores-tronco e 37 quilômetros de interceptores, além da realização de 250 mil ligações domiciliares.

Redução de poluição

Ao final da segunda etapa e das obras complementares, a previsão é que fiquem prontos mais 38 quilômetros de interceptores, 166 quilômetros de coletores-tronco, 1,69 mil quilômetros de redes coletoras e 290 mil ligações domiciliares.

Com isso, os índices de coleta de esgoto passarão de 80% para 84%, e os de tratamento aumentarão de 62% para 70% na Grande São Paulo, ampliando o atendimento a mais de 1 milhão de pessoas.

Com a diminuição da carga de poluição despejada no Rio Tietê, haverá também a redução da mancha crítica de poluição em mais de 120 quilômetros, ficando limitada à área urbana da Grande São Paulo.

A Sabesp tem solicitado a colaboração dos habitantes para o sucesso do projeto. Avalia-se que se a população não jogar lixo nas ruas e solicitar a ligação de suas casas ao sistema de coleta de esgotos, caso o bairro tenha infra-estrutura de saneamento da companhia, são importantes. É necessário ainda que as prefeituras instalem sistema eficiente de coleta de lixo.

Após a conclusão do Projeto Tietê, os trabalhos de manutenção devem ser constantes. Serão necessários novos investimentos na expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgotos, para acompanhar o crescimento populacional na região metropolitana de São Paulo.

SERVIÇO

Acesso ao novo site: www.projetotiete.com.br

 Informações sobre o projeto também podem ser obtidas no site da Sabesp: www.sabesp.com.br, link Clientes e Serviços, opção Principais Projetos

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

 

(AM)