Novo sistema de gestão busca otimizar performance da Codasp

Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo implanta ferramenta que facilita gerenciamento de informações no órgão

qui, 07/06/2018 - 20h26 | Do Portal do Governo

Vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) passa a contar com um sistema para mapear processos e viabilizar a transparência. O ERP (sigla, em inglês, para o Sistema Integrado de Gestão Empresarial) começa ser implantado no órgão em busca facilitar a vida dos trabalhadores, por meio de informações seguras que possibilitam a tomada de decisões na administração.

Contratado junto à empresa Sankhya Gestão de Negócios, o sistema deve estar totalmente implantado em até oito meses. Segundo o presidente da Codasp, Alexandre Penteado Pires, a iniciativa tem como base os; conceitos de gestão, inteligência de mercado e de indicadores, com a possibilidade de identificar problemas e possibilitar uma visão ampla da instituição.

Desempenho

O ERP torna mais fácil a entrada das informações, como, por exemplo, a emissão de uma nota fiscal. “O tempo economizado com a digitação poderá ser utilizado para outras tarefas, racionalizando as atividades e permitindo uma melhoria de performance dos funcionários, que terão mais qualidade de instrumentos para desempenhar as funções”, ressalta Alexandre Penteado Pires.

Douglas Gouthier, diretor da Sankhya, acredita que o ERP permitirá uma evolução da gestão como um todo. A ideia é obter o máximo de envolvimento da equipe. “Estamos trazendo a essência da administração de empresas, com a melhoria de processos e a gestão estratégica. Sem dúvida, será um grande desafio, que agregará muito à Codasp”, afirma.

Já a responsável pela área de Conformidade, Gestão de Risco e Controle Interno da Codasp, Amanda Almeida, enfatizou que a novidade representa um passo revolucionário. A profissional destacou que a Lei Federal 13.303/2016 estabelece como necessário o estabelecimento de uma estrutura de governança corporativa, mas a empresa não contava, até então, com a tecnologia para isso. “O sistema auxiliará para que possamos cumprir o que estabelece a legislação”, diz.

Controle

De acordo com o coordenador da área de Tecnologia da Informação, Jefferson Ferreira da Silva, a nova ferramenta permitirá controlar uma obra desde o início, dos orçamentos, à execução e finalização. “Na área de TI, será importante para que possa contribuir mais estrategicamente e agregar mais valor ao negócio da Companhia. Já vínhamos nesse movimento de realinhar os processos e o sistema complementa o trabalho desenvolvido”, comemora.

O presidente da Codasp demonstra confiança na evolução da gestão e lembra que a empresa contratada também contribuirá em questões do e-Social. “A Codasp tem passado por uma evolução muito grande nos últimos três anos. O sistema se encaixa perfeitamente nas atuais necessidades da Companhia”, acrescenta Alexandre Penteado Pires.