Novo Projeto Adoniran estréia com show de Toquinho no Memorial

Projeto Adoniran volta a integrar a programação com 15 shows com artistas nacionais

ter, 13/03/2007 - 18h43 | Do Portal do Governo

O cantor e compositor Toquinho abre a programação do Projeto Adoniran com show na próxima quarta-feira, dia 14, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, às 18h30. O artista se apresenta acompanhado por Ivâni Sabino (baixo) e Pepa D’Elia (bateria).

O repertório é formado por canções próprias como “Samba de Orly” (parceria com C. Buarque e V. de Moraes), “O Caderno” (parceria com Mutinho), “Aquarela” (com M. Fabrizio, G. Morra e V. de Moraes), “Que Maravilha” (com Jorge Ben Jor) e “Samba da Volta” (com V. de Moraes), entre outros sucessos.

Adoniran Barbosa x Projeto Adoniran

A realização do Projeto Adoniran é uma iniciativa da Diretoria Artística do Memorial da América Latina, com o objetivo de revitalizar o já conhecido Projeto Adoniran Barbosa (1990-2000). A estrutura segue os mesmos moldes das edições anteriores, ou seja, apresentações de música popular brasileira por seus compositores e/ou intérpretes.

O Auditório Simon Bolívar receberá, durante o ano de 2007, um total de 15 apresentações, sempre às quartas-feiras, às 18h30, como nas edições anteriores. Os ingressos serão vendidos ao preço simbólico de R$ 5,00 (com 50% de desconto para idosos, aposentados, estudantes) e estarão disponíveis na bilheteria do Auditório, a partir das 14 horas do dia de cada show. A organização estima que o projeto, em sua totalidade, irá atrair um público aproximado de 15 mil pessoas.

Nenhum outro artista representa tão bem a música popular paulistana como Adoniran Barbosa. Nos quase 50 anos em que militou no meio artístico do rádio, da televisão, da produção fonográfica e nas rodas de samba dos bairros boêmios de São Paulo, Adoniran sempre se destacou pela capacidade de transformar em versos bem humorados o dia a dia das personagens que fizeram a história da capital paulista na segunda metade do século XX.

Não há no Brasil quem nunca tenha cantarolado pelo menos alguns versos de “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “O Samba do Arnesto”, “Iracema”, “As Mariposa” e tantas outras. Em todas elas Adoniran pintou um pouco do retrato que conhecemos da São Paulo, atacada pelo progresso do pós-guerra. Impossível fazer justiça ao talento e à valiosa contribuição de Adoniran Barbosa para a música popular brasileira em poucas palavras.

O melhor modo para que o Brasil se lembre sempre da importância do seu nome e ajude a perpetuar a sua memória foi encontrado pelo Governo do Estado de São Paulo ao criar e manter funcionando, durante quase dez anos, entre 1990 e 2000, o Projeto Adoniran Barbosa.  O trabalho de centenas de artistas brasileiros foi apresentado para o grande público. Infelizmente, para tristeza dos artistas e do público, as apresentações foram suspensas, mantendo-se a interrupção até agora.

No entanto, a partir do março de 2007, por iniciativa da Fundação Memorial da América Latina, o Projeto Adoniran volta à cena, no seu grande auditório, para divulgar a boa música popular brasileira para um público que merece conhecê-la melhor.

Serviço:

Projeto Adoniran / Seis e Meia

Show: Toquinho

Músicos: Toquinho (voz e violão), Ivâni Sabino (baixo) e Pepa D’Elia (bateria)

Data: 14 de março

Horário: 18h30

Ingressos: R$ 5,00

Local: Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Tel: 3823-4600

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

(R.A.)