Novo prédio do Arquivo Público fica pronto em maio

Projetado para abrigar documentos, edifício terá cobertura térmica especial

dom, 08/04/2012 - 11h20 | Do Portal do Governo

No final de maio será inaugurado o novo prédio do Arquivo Público do Estado de São Paulo. É o primeiro edifício no Brasil construído especificamente para abrigar um arquivo de grandes dimensões. “Por conta dos cuidados na preservação dos documentos, o edifício não terá janelas e contará com uma cobertura externa térmica feita com chapa metálica para manter o clima ameno mesmo nos dias de sol forte”, conta o coordenador do Arquivo Público, Carlos Bacellar.

“Quando estiver pronto, haverá finalmente um destino aos 900 quilômetros de registros pulverizados por toda a administração pública.” Essa documentação inclui os documentos públicos de todas as secretarias, autarquias e fundações do Estado que não podem ser descartados e aguardam avaliação do Arquivo Público para ser incorporados ao acervo permanente ou eliminados.

Localizado na avenida Cruzeiro do Sul, 1.777, no bairro de Santana, na capital, o novo prédio ocupará uma área total de 22.489 metros m². Serão 11 pavimentos, com área de 1.600 m² cada, e capacidade para abrigar 90 mil metros lineares de documentação, 80 mil metros a mais em comparação com o armazenamento atual. A estrutura foi projetada para suportar um peso de 2.600 kg por metro quadrado – “mais do que o dobro de uma construção tradicional, já que papel empilhado é um dos itens mais pesados que existem”, explica Bacellar.

“As novas instalações vão permitir que a documentação de guarda permanente fique em condições ideais, com temperatura e umidade controladas, para durar toda a eternidade”, afirma o coordenador do Arquivo. O investimento é de R$ 84,7 milhões, incluindo a construção do prédio e a aquisição de equipamentos para os novos laboratórios.

Do Portal do Governo de São Paulo

Conheça as curiosidades do Arquivo Público