Novo Poupatempo atenderá cerca de 900 mil pessoas

Unidade será instalada em Piracicaba e beneficiará outras dez cidades vizinhas

ter, 28/04/2009 - 12h17 | Do Portal do Governo

Foi assinado na manhã desta terça-feira, 28, o convênio de implantação e operação do Poupatempo Piracicaba. A iniciativa, uma parceria entre o Governo de São Paulo e o Consórcio Piracicaba Poupatempo, permitirá o início efetivo das obras.

Participaram do evento o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o diretor de serviços ao cidadão da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Alexandre Araújo, e o superintendente de novos projetos do Poupatempo, Lídio Machado.

O secretário Beraldo falou sobre a expansão do programa Poupatempo na região. “Este investimento em caráter regional é resultado de uma importante parceria com a prefeitura de Piracicaba, pois o local é de fácil acesso a toda população. Este é um modelo que devemos trabalhar para que todos os serviços do Estado tenham a mesma aprovação que tem o Poupatempo”, ressaltou.

O posto, que tem entrega prevista para novembro, ocupará uma área de 2.740m² e terá capacidade para realizar 4 mil atendimentos por dia e mais de 88 mil mensais.

A instalação da unidade contemplará 859 mil habitantes. Além de Piracicaba, serão beneficiados moradores de 10 cidades vizinhas (Limeira, Laranjal Paulista, São Pedro, Charqueada, Rio das Pedras, Tietê, Capivari, Conchas, Santa Maria da Serra e Saltinho).

Serão oferecidos ao público cerca de 50 serviços prestados pelos seguintes órgãos: IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo); SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho); Acessa São Paulo; e-poupatempo; Banco Nossa Caixa; Secretaria da Fazenda, além de serviços da Prefeitura Municipal, presente com as Secretarias de Finanças, de Trânsito e Transportes, do SEMAE (Serviço de Municipal de Água e Esgoto) e da EMDHAP (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).

O valor do investimento para a implantação e gestão do Poupatempo Piracicaba é de R$ 36,3 milhões, a serem desembolsados pelo Governo de SP em cinco anos. O Posto contará com um quadro de aproximadamente 135 funcionários, entre servidores públicos e contratados.

Plano de Expansão do Programa Poupatempo

Em outubro de 2007, o Governo de São Paulo anunciou o Plano de Expansão de novos postos do Poupatempo no Estado. Nesta fase, com a entrega das três primeiras unidades – Osasco, Santos e São José do Rio Preto – a capacidade diária de atendimento do Programa aumentou em 16,5 mil atendimentos, atingindo população superior a 5 milhões de habitantes.

A primeira etapa desta ampliação prevê ainda a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taubaté e Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista, incorporado ao Plano de Expansão em julho de 2008.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de onze anos presta serviços de qualidade à população.