Novo Portal de Serviços Computacionais integra todos os sistemas da USP

Iniciativa foi lançada oficialmente em cerimônia virtual que contou com a presença de dirigentes da universidade

dom, 01/11/2020 - 18h19 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cecília Bastos/USP Imagens

Uma cerimônia virtual, promovida pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI), marcou o lançamento do novo Portal de Serviços Computacionais da Universidade de São Paulo e a comemoração dos 55 anos da área de TI na USP. O evento foi transmitido da Sala do Conselho Universitário, atendendo às normas sanitárias, e contou com a participação remota de dirigentes da instituição, docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos.

O novo portal integra todos os serviços acadêmicos e administrativos que compõem os Sistemas USP, de forma personalizada. Com visualização moderna e rápida, o portal dispõe de menu integrado por funções, lista de tarefas pendentes, busca e localização dos serviços por palavra-chave e funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets ou computadores.

“Nosso principal desafio foi o de integrar as seis mil funcionalidades corporativas dos Sistemas USP, com dez mil telas e dois milhões de instâncias de processos por ano. Agora, temos um portal capaz de atender à demanda de todos os serviços computacionais da USP”, explicou o superintendente de TI, João Eduardo Ferreira, ao Jornal da USP. Tais instâncias se referem a cada um dos pedidos registrados no sistema, como solicitação de férias, registro de diárias, cadastro de bolsas, entre outros.

Segundo Ferreira, além de integrar internamente, o novo portal é a “base para que a integração com os sistemas externos à USP seja factível e possa ser realizado em um tempo mínimo, assim como já ocorre com o sistema de prestação de contas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [Fapesp]”.

Pandemia

Em seguida, os pró-reitores da universidade – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária – destacaram o trabalho da STI para a manutenção das atividades de suas áreas de forma remota durante o período de distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19.

Para o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, o lançamento do portal “nos dá a certeza de que vamos entregar uma USP muito próxima dos 100% digital até o final do ano e se soma a outras iniciativas importantes nesse sentido, como a matrícula virtual, por exemplo”, em entrevista ao Jornal da USP.

“Temos como sustentáculo um setor de tecnologia da informação que responde de maneira adequada e eficiente às necessidades da comunidade. Trata-se de uma estrutura com padrões internacionais”, considerou ao Jornal da USP o reitor da universidade, Vahan Agopyan.

O evento contou com homenagens a dirigentes da instituição, a ex-diretores da STI, a gestores de TI nas Unidades de Ensino e Pesquisa e a servidores técnicos e administrativos que atuam na Superintendência. Os professores da Escola Politécnica (Poli) Demi Getschko e Luiz Natal Rossi fizeram apresentações para falar sobre a evolução da área na Universidade e, ao final do encontro, os espectadores tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o novo portal.

A interface atual dos serviços corporativos continuará disponível em paralelo ao novo portal para que a comunidade tenha a oportunidade de se adaptar à nova ferramenta. O novo portal também pode ser acessado pelo link portal.usp.br.