Novo núcleo da Unesp fará estudos sobre o mar

Centro será instalado no campus de São Vicente, no litoral paulista

sex, 02/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) terá um Núcleo de Estudos Avançados do Mar, que visa à formação de profissionais, particularmente os direcionados à área de petróleo. A iniciativa busca dar subsídios técnicos à exploração de fontes de energia, como o petróleo localizado na região do pré-sal, sem perder o foco da conservação ambiental. A reserva do pré-sal se localiza próxima às bacias de Santos e de Campos, com área de 149 mil quilômetros quadrados.

O centro, a ser instalado no câmpus do litoral paulista da Unesp, em São Vicente, reunirá 117 pesquisadores de diversas unidades da instituição. Haverá estudos nas áreas de geologia, oceanografia, recursos naturais, recursos pesqueiros e meio ambiente. O projeto está orçado em R$ 30 milhões e ainda não tem data prevista de inauguração. Num primeiro momento, o objetivo é criar cursos de pós-graduação para a formação de recursos humanos qualificados nas atividades de pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, além de processos e serviços relacionados ao mar.

O caráter multidisciplinar do centro deverá possibilitar ainda a criação de novos produtos a partir da biodiversidade, bem como o estabelecimento de políticas públicas adequadas ao crescimento econômico da região. A proposta inicial do núcleo é permitir o avanço no conhecimento dos processos físicos, químicos e biológicos sobre o mar e a plataforma continental. Isso abrange, entre outros aspectos, a interação com sistemas terrestres, hidrológicos e atmosféricos.

Da Agência Imprensa Oficial e da Agência Fapesp