Novo kit de perícia comprova drogas em cinco minutos

Novidade agiliza conclusão de flagrantes e torna mais produtivos os trabalhos dos policiais e peritos

qua, 04/04/2012 - 17h20 | Do Portal do Governo

Um novo kit de perícia de drogas vai diminuir muito o tempo para análise e comprovação dos entorpecentes apreendidos em ocorrências de tráfico ou porte de drogas. Adquirida pela Central de Flagrantes da 2ª Seccional (26º Distrito Policial), a novidade mostra o resultado da perícia em até cinco minutos – hoje, o laudo de comprovação do Instituto de Criminalística (IC) demora até cinco horas para chegar à central.

O kit funciona da seguinte maneira: basta colocar 10 ml de água destilada num copo de café descartável novo e misturar um pouco da substância que será testada. O resultado aparece cinco minutos depois que uma tira teste é mergulhada no copo. Uma linha de cor vermelha significa positivo. Duas linhas, resultado negativo. Todo teste será feito com a presença de duas testemunhas, sendo uma delas o policial condutor. O procedimento é o mesmo feito pelo IC.

Os policiais civis poderão finalizar mais rapidamente os flagrantes e os policiais militares retornarão mais cedo ao patrulhamento, sem ter que ir até o Instituto de Criminalística. Os peritos também terão um tempo maior para cuidar dos casos prioritários. “O objetivo é racionalizar os recursos públicos, tanto humanos quanto materiais, além de aumentar a capacidade de ação da polícia”, diz o diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Carlos José Paschoal de Toledo.

Até o dia 10 de maio, os testes chegarão às nove centrais de flagrantes e também nas 27 centrais de polícia judiciária. São Paulo é a primeira cidade brasileira a usar o teste, que é importado da China.

Mesmo com o material apreendido sendo analisado pelo novo kit, o resultado e as drogas apreendidas serão enviados para o Instituto de Criminalística, para que seja feito um laudo definitivo.

A cada dia a Polícia Civil registra, em média, 23 flagrantes de tráfico de drogas, além de dezenas de flagrantes de porte de entorpecentes. Os policiais só podem prender os traficantes depois de feito o exame preliminar de constatação de drogas. O crime de tráfico de drogas é inafiançável.

Do Portal do Governo do Estado