Novo Horizonte ganha posto do Acessa SP

Unidade vai realizar 2,5 mil atendimentos por mês

seg, 29/03/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

Os moradores de Novo Horizonte, da região administrativa de São José do Rio Preto, ganharam acesso gratuito à internet banda larga com a chegada do programa Acessa SP ao município. A entrega da unidade foi realizada na sexta-feira, 26. 

O novo posto do Acessa SP está instalado na Rua Carvalho Leme, nº 560, Centro. Com oito computadores para uso da população, que permitirão 2,5 mil acessos por mês, o posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.  Agora o programa cobre 60% da região administrativa de Rio Preto. São 59 postos instalados em 58 municípios – 31 deles entregues após 2007, quando teve início o Plano de Expansão. Juntas, as unidades em funcionamento na região oferecem à população 336 computadores com acesso gratuito à internet banda larga, que correspondem a 70 mil acessos por mês.

Perfil dos usuários

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, realizada em 2008, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação. 

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

Renda familiar mensal de usuários 

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação. 

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 44 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 591 postos em funcionamento em 520 municípios, com 4.684 computadores e 1,1 mil monitores. 

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). 

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos. 

Serviço
Acessa SP Novo Horizonte
Endereço: Rua Carvalho Leme, nº 560 – Centro
Computadores para usuários: oito
Capacidade de atendimentos por mês: 2,5 mil
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Da Secretaria de Gestão Pública