Novo esquema do Metrô, CPTM e EMTU facilita o embarque nos horários de pico

Serão beneficiados idosos, grávidas e crianças, entre outros

qui, 29/11/2007 - 9h08 | Do Portal do Governo

A partir de sexta-feira, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção terão mais facilidade para entrar nos vagões do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) inicia nesta data as Operações Especiais de embarque e desembarque nos horários de pico.

Na Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), serão ampliadas as ofertas de viagens e expandida a rede de crédito eletrônico do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM).

Para preparar essas ações, 240 dirigentes da STM e das três empresas de transporte metropolitano do Estado acompanharam, no dia 9, as viagens de ida, no período da manhã, e de volta, no final da tarde, da população. A intenção foi avaliar as condições reais de funcionamento do transporte público. Durante essa atividade, chamada de Operação na Linha, foi realizada pesquisa de opinião acerca do funcionamento e do atendimento do sistema. 

Vagões exclusivos – No Metrô, a Operação Especial de embarque e desembarque ocorrerá em cinco estações: Paraíso, Luz (ambas da Linha 1 – Azul), Sé, Palmeiras/Barra Funda e Corinthians/Itaquera (as três da Linha 3 –Vermelha). Nessas duas últimas (ponta de linha) o primeiro vagão de cada composição nos horários de pico (manhã e tarde) será destinado somente a idosos, grávidas, portadores de necessidades especiais, pessoas com dificuldades de locomoção e com criança no colo. Nas outras três, apenas as duas primeiras entradas do primeiro vagão serão destinadas exclusivamente a esse público. O embarque diferenciado terá sinalização e comunicação visual específicas, além de campanha de conscientização.

Na CPTM, o esquema está previsto para as estações Osasco, Mauá e Guaianases, no pico da manhã, e estações Lapa A, Barra Funda, Osasco, Luz e Brás, no da tarde. Na EMTU, haverá aumento na oferta de ônibus no município de Embu (bairros de Vasame e Colégio), nos fins de semana e durante o mês de dezembro, além da expansão da rede do BOM.

A Operação na Linha é uma das etapas do Programa VOS – Ver, Ouvir e Sentir, que procura integrar os funcionários da STM e das empresas à população transportada pelo sistema e definir medidas que proporcionem aos usuários tratamento digno, com rapidez, segurança e confiabilidade. 

SERVIÇO

Aproximadamente 3,8 mil pessoas foram

entrevistadas durante a Operação na Linha

Resultados estão no site www.stm.sp.gov.br

Outras informações, pelos telefones

Metrô – (11) 3291-2241 e 3291-2242

CPTM – 3293-4471 e 3293-4598

EMTU – 3291-2238, 3291-4341 e 3291-1067 

Da Agência Imprensa Oficial