Novo esquema de policiamento diminui crimes na USP

Principal característica do modelo de atuação da Polícia Comunitária é a proximidade entre a polícia e a comunidade local

ter, 17/11/2015 - 14h41 | Do Portal do Governo

A região da Cidade Universitária, no Butantã, apresentou queda nos roubos e furtos pelo nono mês em 2015. Desde o dia 9 de setembro do ano passado, o maior campus da USP teve uma mudança no esquema de policiamento com base em um modelo japonês de Polícia Comunitária.

Chamado de Koban, o trabalho consiste em pequenos postos, onde trabalham oficiais de polícia que agem preventivamente na comunidade. Desenvolvido com auxílio da Comissão de Diretos Humanos da instituição, os PMs que atuam no campus possuem formação universitária e até 26 anos de idade, com perfil próximo ao dos estudantes.

A principal característica é a proximidade entre a polícia e a comunidade local, o que no caso da USP possibilitará maior integração dos agentes de segurança com alunos, professores, funcionários e a polícia.

Queda nos números
Com a mudança, os roubos em geral apresentaram queda de 23%. Os furtos caíram 13,5% em setembro, comparando com o mesmo mês do ano anterior.

Os veículos roubados apresentaram queda de 11,5%. Os furtos de veículos também tiveram redução de 23,8%. Além disso, o mês de setembro também não registrou casos de estupros na região.

Do Portal do Governo do Estado