Novo delegado geral da Polícia Civil toma posse na Capital

Delegado anunciou que ação preventiva da Corregedoria e cursos de aperfeiçoamento na Academia de Polícia estarão na pauta da corporação

qui, 13/09/2007 - 20h26 | Do Portal do Governo

O novo delegado geral da Polícia Civil, Maurício Lemos Freire, destacou, na cerimônia de posse realizada na manhã desta quinta-feira, 13, no Espaço Cultural do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que uma ação preventiva da Corregedoria e cursos de aperfeiçoamento na Academia de Polícia estarão na pauta da corporação. “A Corregedoria preventiva é aquela que vai atuar ao perceber que algum policial está tendo algum tipo de desvio de conduta, providenciando o tratamento antes que ele cometa algum delito”, explicou.

A solenidade, que também deu posse ao delegado geral adjunto da Polícia Civil, Paulo Bicudo, marcou o fim da gestão de Mário Jordão Toledo Leme, que exerceu o cargo de delegado geral por nove meses e se licencia da carreira policial para assumir a Subprefeitura da Sé.

Durante o evento, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, elogiou a gestão de Mário Jordão, desejando-lhe sorte na nova empreitada, e ressaltou as qualidades do novo delegado geral. “O delegado Maurício tem conhecimentos teóricos e práticos que fazem com que ele esteja à altura do cargo, para garantir os direitos individuais à segurança e para trabalhar na substituição sempre que possível da força pela inteligência”, afirmou o secretário.

Freire também ressaltou a necessidade de se aprimorar o uso da inteligência policial em detrimento do uso da força. “As pessoas que se socorrem a uma delegacia de polícia têm o direito de ser bem atendidas e assim serão. Cada vez mais, a formação e o aperfeiçoamento dos policiais civis têm que ser entendidos como prioridade”, disse o novo delegado geral, que defendeu ainda a integração entre as forças policiais e a sociedade civil.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também defendeu o trabalho em conjunto com a polícia para garantir a segurança da população. “A Prefeitura faz parte desse grupo de trabalho de que a cidade é beneficiária”.

Em entrevista coletiva, após a posse, Maurício Lemos Freire afirmou que está em andamento uma radiografia dos departamentos da Polícia Civil e que por enquanto não há previsão de mudanças.

O delegado geral adjunto, Paulo Bicudo, afirmou à imprensa o apoio a Lemos Freire. “Em todos os momentos, em todas as situações, nós vamos apoiar o delegado de forma absoluta e fiel aos princípios e às ações dele. Essa será a nossa missão: dar apoio ao dr. Maurício de forma integral”, declarou.

Bárbara Mayumi

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)