Novo canal do Procon-SP de orientação ao fornecedor recebe 4 mil acessos no 1º mês

O tema mais procurado foi “troca de produtos”, seguido de garantia e formas de pagamento

dom, 24/06/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, registrou 4.179 consultas ao canal de orientação eletrônica ao fornecedor no primeiro mês de funcionamento. O tema mais procurado foi “troca de produtos”, seguido de garantia e formas de pagamento. Antes da implantação do serviço pela internet, o Procon-SP recebia, em média, 23 pedidos de orientação de fornecedores por mês.

O canal (disponível no site www.procon.sp.gov.br) tem como objetivo orientar o fornecedor quanto aos seus direitos e deveres, de modo que haja uma adequação das práticas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, assim, um maior equilíbrio do mercado de consumo. O serviço, que entrou em funcionamento em 15 de maio, possui 122 perguntas e respostas, distribuídas em 18 assuntos. O conteúdo foi produzido após análise das solicitações de orientações de fornecedores cadastradas na Fundação Procon-SP desde 1997.

Dos 4.179 acessos, apenas 78 tiveram origem em uma análise mais aprofundada dos técnicos do Procon-SP. Destas, 28 (36%) eram de consumidores e foram encaminhadas ao setor responsável. É possível deduzir que 98% dos fornecedores tiveram suas dúvidas sanadas imediatamente por meio das respostas já cadastradas no site. O quadro de perguntas e respostas poderá ser atualizado sempre que os técnicos do órgão sentirem necessidade.

Segundo Regina Andrade, coordenadora do projeto, a adesão dos fornecedores foi bastante positiva. “Os questionamentos antes eram efetuados por fax e e-mail e levavam até 60 dias para terem uma resposta. Agora, o fornecedor soluciona suas dúvidas no ato”, diz Regina. É justamente graças a essa economia de tempo e de recursos que o serviço pode ser realizado com mais eficiência. “Estamos respondendo em, aproximadamente, dois dias as questões que os fornecedores nos encaminham e que não estão compreendidas entre as perguntas mais freqüentes. Estamos tendo tempo para o detalhe”, conclui.

Veja abaixo os assuntos que mais tiveram acessos:

Assunto: Troca de produtos

nº de perguntas: 10

% acesso: 14,19%

Assunto: Garantia

nº de perguntas: 11

% acesso: 11,97

Assunto: Formas de pagamento

nº de perguntas: 15

% acesso: 11,62%

Assunto: Contrato

nº de perguntas: 7

% acesso: 6,34%

Assunto: Vício serviço/produto

nº de perguntas: 11

% acesso: 5,92%

Assunto: Afixação de preço

nº de perguntas: 5

% acesso: 5,92%

Da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania