Novo acelerador aprimora tratamento oncológico na Unicamp

O acelerador dobrará a capacidade de atendimento de pacientes com câncer ginecológico e mamário

qua, 17/09/2008 - 8h18 | Do Portal do Governo

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprou um novo acelerador linear de última geração, e planeja a aquisição futura de um segundo, com as mesmas especificações. O equipamento, da empresa norte-americana Varian Medical Systems, custou R$ 1,5 milhão.

De acordo com o diretor-executivo do Caism, professor Oswaldo da Rocha Grassiotto, o acelerador dobrará a capacidade de atendimento de pacientes com câncer ginecológico e mamário, ênfases do trabalho desenvolvido no hospital desde que foi criado, em 1986. Os equipamentos atuais são empregados há 35 anos e deverão ser desativados até que o novo entre totalmente em operação, em nove meses.

Treinamento – Sete médicos residentes e assistentes passarão por treinamento de um mês para se inteirar sobre a utilização do novo equipamento. O aparelho possibilita que seja selecionada a radiação mais adequada, conforme a profundidade da lesão, e é dotado de 52 lâminas que ajustam o campo de tratamento ao formato da lesão. Além de utilização nos casos de câncer de mama e ginecológico, será empregado no tratamento de pacientes com endometriose.

A idéia, de acordo com Grassiotto, é zerar a atual lista de espera pelo tratamento radioterápico, com cerca de 70 pacientes. O pioneirismo do Caism é observado também em uma série de procedimentos, como a radioterapia com banho de elétrons para tratamento de linfoma cutâneo, a única do País. São realizadas atualmente no hospital outras ações, entre as quais novas construções e reformas. A estimativa de gastos com essas intervenções é de R$ 1,5 milhão.

Isabel Gardenal, da Unicamp

(M.C.)