Novembro registra alta de 4,53% nos preços agrícolas

O aumento foi puxado principalmente pela batata

qui, 06/12/2007 - 22h15 | Do Portal do Governo

Os preços recebidos pelo produtor paulista registraram alta de 4,53% no encerramento do mês de novembro pelo índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária de São Paulo. O aumento foi puxado principalmente pela batata com crescimento de 42,74%, feijão de 39,61% e carne bovina de 14,99%. O levantamento é do Instituto de Economia Agrícola, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) subiram 3,13% e os produtos de origem animal (IqPR-A) tiveram a expressiva alta de 7,42%, puxados pelo aumento, principalmente no preço da carne bovina. Os produtos que apresentaram variação negativa nas cotações em novembro são: tomate para mesa (62,16%), banana nanica (18,28%), trigo (4,37%).

No geral, os preços da batata e do feijão são decorrentes da pouca oferta dos produtos nessa época do ano, em virtude da estiagem prolongada que prejudicou a produção. No caso do feijão mais especificamente, também ocorreu diminuição de área plantada devido aos baixos preços praticados na safra passada. Em comparação com novembro de 2006, os aumentos nos preços do feijão e da batata foram, respectivamente, de 167% e de 240%; ou seja, a batata mais que triplicou o seu valor e o feijão quase triplicou o valor.

Quanto à carne bovina, diversos fatores contribuem para a sua valorização: restrição de animais para abate, vendas aquecidas para os mercados interno e externo (exportação) e aumentos nos custos de produção.

Os aumentos nos preços da soja e do milho refletem as valorizações das commodities no mercado internacional, além da pouca oferta do milho devido ao atraso do plantio e à ampliação da destinação do produto para produzir etanol nos Estados Unidos .

Os gráficos e tabelas completos estão disponíveis no site do IEA – Instituto de Economia Agrícola – www.iea.sp.gov.br

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)