Novembro Azul: tumor nos testículos tem maior incidência em jovens

Doença tem mais diagnósticos em homens na faixa etária entre 15 e 35 anos; prevenção aumenta expectativa de cura

qua, 06/11/2013 - 22h22 | Do Portal do Governo

Atenção homens com idade entre 15 e 35 anos: o Centro de Referência em Saúde do Homem faz um alerta para a prevenção do câncer de testículo, que representa 5% dos tumores urológicos nesta faixa etária.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Homens com testículo criptorquídico (que não desceu até o escroto), têm maior chance de desenvolver a doença, além de outros fatores como hereditariedade, infertilidade e síndromes genéticas que também são atribuídos a este tipo de tumor.

Quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura da doença. Os sintomas são semelhantes ao de uma infecção, com dor local, aumento do tamanho do testículo e febre. A dor está presente em aproximadamente 30% dos casos.

Segundo o urologista do Centro Claudio Murta, depois de tratado, o paciente continua em acompanhamento por um período mínimo de cinco anos. O especialista esclarece, ainda, que na maioria dos casos o tumor cresce de forma rápida e indolor.

“Se o paciente sentir o aumento do testículo deve procurar o médico para confirmar o diagnóstico com a realização de ultrassom”, explicou o urologista. Outros exames também podem ser solicitados para verificar a disseminação da doença como tomografia do tórax, do abdome e da pelve, pois o tumor pode atingir gânglios nesses locais.

É importante que os homens dessa faixa etária façam regularmente o autoexame do testículo para que, em caso de doença, o diagnóstico seja precoce.

Aprenda a fazer o autoexame

O homem deve ficar em pé em frente ao espelho e observar:

– Alteração de tamanho (é normal se um dos testículos for ligeiramente maior que o outro).
– Sensação de peso (parecer mais pesado do que o habitual).
– Dor na região da virilha ou no abdome inferior.
– Dor no testículo ou no escroto.
– Presença de líquido no escroto.

Do Portal do Governo do Estado