Novembro Azul: prevenção impede avanço do câncer de próstata

Confira orientações de especialista do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde

sáb, 12/11/2016 - 18h04 | Do Portal do Governo

O dado é alarmante: 60% dos pacientes do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, chegam ao serviço com o câncer de próstata em estágio avançado, pois não fizeram a prevenção. A justificativa mais frequente dada por eles é o constrangimento de fazer o exame.

Nesse caso, como diz o ditado, prevenir é sempre melhor que remediar. Para o urologista Joaquim Claro, coordenador do centro, a prevenção é a melhor forma de combater o desenvolvimento da doença.

Claro recomenda fazer check regularmente. “Nós sempre salientamos isso, pois, com a idade, o corpo requer mais cuidados e, quando o médico é procurado pelo menos uma vez ao ano, o diagnóstico do câncer é bem mais eficaz”, afirma.

Siga as seguintes recomendações do Centro de Referência da Saúde do Homem:

– O urologista deve ser procurado desde os primeiros meses de vida.

– Quando bebê, até um ano e meio, é preciso verificar se os testículos da criança estão corretamente posicionados no sacro escrotal.

– Depois, aos três anos de idade, é necessário observar a fimose. A pele que cobre a glande do pênis deve se desgrudar dela. Quando o caso não é tratado corretamente, o homem pode até sofrer com câncer peniano na vida adulta e ficar mais suscetível a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

– Na fase da adolescência é importante que o jovem procure um urologista para exames de rotina e orientação para o uso de preservativo nas relações sexuais, para prevenir HIV/Aids e outras DSTs.

– Ainda na adolescência podem ocorrer doenças como varicocele. São varizes no cordão espermático. A varicocele pode levar a infertilidade. Os principais sintomas são aumento da temperatura nos órgãos genitais. A presença da varicocele ainda é uma preocupação durante a fase adulta também.

– Ao completar 20 anos, na vida adulta, é necessário que o homem mantenha consultas regulares, pois nessa fase os riscos de tumores nos testículos são maiores.

– Dos 25 aos 30 anos é importante manter rotina de check-ups anuais para observar risco de aparecimento de tumores de rim ou bexiga. Exames de colesterol e glicose (diabetes) também são solicitados.

– Aos 40 anos, após o homem manter uma rotina de consultas durante a vida, fica mais fácil identificar e prevenir as doenças mais prevalentes nesta faixa etária. O urologista vai observar questões hormonais e distúrbios sexuais como a disfunção erétil. Homens negros e com histórico familiar de câncer de próstata devem fazer o exame de toque retal e o PSA (Prova do Antígeno Prostático). Nesta fase o especialista acompanha alterações como aumento benigno da próstata.

– Entre os 50 e 60 anos, além do exame de toque retal e PSA, é comum ocorrer diminuição nos níveis de testosterona. Com isso, os homens ficam mais irritados, sendo necessário realizar reposição hormonal.

Acompanhe outras orientações do Portal da Saúde.

#NovembroAzul

Do Portal do Governo do Estado