Novas parcerias visam ampliar a oferta de cursos profissionalizantes no Ação Jovem

Governo já divulgou o programa estadual a 23 instituições nacionais e internacionais, entre empresas, clubes profissionais e sindicatos

qua, 17/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) iniciaram em agosto uma série de visitas a instituições nacionais e internacionais, com sede na capital paulista, em busca de novos parceiros para o programa estadual Ação Jovem. As primeiras 23 organizações contatadas são empresas de grande porte, clubes profissionais e sindicatos. São elas: Sony, Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, Instituto Alcoa, Empresa Veyance/ Goodyear, Construtora Hudson, Itaú Social, Sadia, Camargo Corrêa, Banco Santander, Banco Português de Negócios, Instituto Votorantim, São Paulo Futebol Clube, Fundação Volkswagen, Instituto Unibanco, IBM, Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos – Amcham, Sindicato da Habitação e Condomínios – Secovi, LG Eletronics, Grupo Fleury, Philips, Suzano Papel e Celulose, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – Sinduscon e Abbott.

Com estas visitas, houve ampla divulgação do Ação Jovem e o estreitamento de relações institucionais, objetivando a parceria que garantirá a ampliação do número de vagas em cursos profissionalizantes ou a abertura de vagas de estágio, aprendiz e postos de trabalhos direcionados aos beneficiários do programa estadual.

Algumas empresas já se mostraram bastante interessadas, inclusive sugerindo cursos como “língua inglesa” e “gerenciamento de processos”. O resultado esperado é a melhor preparação profissional e a inserção destes jovens no mercado de trabalho, possibilitando assim seu desenvolvimento humano e, consequentemente, um futuro com mais autonomia e qualidade de vida.

Sucesso comprovado

Uma das parcerias de maior sucesso entre a iniciativa privada e a Seads completa cinco anos. O “Programa Educação para o Trabalho”, financiado pela Coca-Cola/ FEMSA, é destinado aos beneficiários do Programa Ação Jovem desde 2005, capacitando cerca de 300 jovens por ano.

Nessa parceria, a Secretaria cadastra os alunos e cede espaço para as aulas no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI, enquanto a Coca-Cola/ FEMSA administra e garante os recursos para as aulas e o material didático desenvolvido pelo SENAC-SP.

Ação Jovem

Coordenado pela Seads, o Ação Jovem é muito mais que um programa de transferência de renda direcionado a estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, com faixa etária entre 15 e 24 anos. Além de incentivar a conclusão escolar de jovens em situação de vulnerabilidade social com o repasse mensal de R$ 80, são exigidas contrapartidas dos bolsistas como: frequência mínima de 75% e aprovação escolar, além de investimentos no próprio futuro.

Ou seja, para se manter no programa pelo prazo máximo de 36 meses, o beneficiado deve continuar cumprindo os requisitos do programa e participar de atividades socioeducativas em período alternado ao escolar. É aí que entra a importância das novas parcerias institucionais com o Ação Jovem.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social