Novas marginais da Raposo Tavares são liberadas ao tráfego

Com investimento de R$ 54 milhões, obras fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo

sex, 01/04/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h13)

Os usuários da rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho de Sorocaba, já se beneficiam de mais uma obra viabilizada pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo: os 20 quilômetros de pistas marginais entre o km 95 e o km 105 (nos dois sentidos) foram liberadas ao tráfego nesta quinta-feira, 31.

“Nós estamos entregando mais dez quilômetros de marginais na Raposo Tavares e autorizando mais 5 quilômetros de marginais. Isso vai evitar que muitas pessoas, aquele trânsito mais urbano, tenham que entrar na rodovia. A Raposo Tavares será duplicada até Itapetininga. Esse mês de abril sai a licença ambiental e o início das obras será em julho. Deve ficar pronta em 22 meses. É uma grande obra: vários viadutos, acesso a cidades, marginais, obras complementares e a duplicação principal até Itapetininga”, afirmou o governador durante o anuncio de obras de ampliação da rodovia Castelo Branco nesta sexta-feira, 1º.

No total, foram investidos R$ 54 milhões nas vias marginais e na construção de dois dispositivos de acesso e retorno localizados nos quilômetros 100 e 102 da rodovia. As obras foram executada pela Concessionária ViaOeste, com recursos oriundos dos pedágios, e fiscalizadas pela Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).

Circulam pelo trecho, em média, 12 mil veículos por dia, tráfego que fica agora segregado com as novas marginais. O principal benefício é a ampliação da segurança aos usuários, devido à maior fluidez do tráfego. Foram gerados 650 postos de trabalho diretos e 350 indiretos durante a execução das obras.

Programa de Concessões Rodoviárias 

O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1998 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias, divididos em 12 lotes. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam 20 bilhões de reais (valor atualizado). Essas rodovias figuram entre as melhores do País, de acordo com avaliação da Confederação Nacional dos Transportes.

Em 2007 o Governo do Estado iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram selecionados cinco corredores rodoviários (Marechal Rondon Oeste, Marechal Rondon Leste, Raposo Tavares, D. Pedro I, Ayrton Senna-Carvalho Pinto) e o Trecho Oeste do Rodoanel, totalizando 1.747 quilômetros. Esta nova etapa garantiu investimento de 8,2 bilhões de reais em obras (valor atualizado).

Da Artesp