Novas ligações viárias mudam o trânsito no Estado

Investimento na área de transportes é o maior de todos os tempos

ter, 30/03/2010 - 15h40 | Do Portal do Governo

As novas obras em benefício do trânsito na capital têm desafogado o tráfego de veículos, causando um grande impacto social e econômico na vida dos cidadãos paulista. Somente com as obras das duas pistas construídas de cada lado da Marginal Tietê, por exemplo, com 23 quilômetros de extensão e um investimento R$ 1,3 bilhão, irão reduzir o tempo de deslocamento de um ponto a outro da capital em 35%. E ainda mais: o acesso ao aeroporto de Guarulhos, maior do País em transporte de passageiros e cargas, será agilizado pela Nova Marginal.

As linhas da CPTM estão sendo quadruplicadas e passando a ter qualidade de Metrô. Irão subir de 61,3 para 240 quilômetros, o que fará com que o tempo das viagens sejam reduzidos em pelo menos 25%. Os investimentos, que são de R$ 1,2 bilhão, darão às linhas férreas 107 novos trens, enquanto as composições antigas estão passando por reformas juntamente com o sistema de sinalização, ambos sendo modernizados para diminuir o intervalo de tempo entre os trens. Saiba mais aqui.

No Metrô, pela primeira vez, o Governo do Estado realiza quatro obras simultâneas: Linha-5 Lilás (Largo 13-Chácara Klabin), Linha-4 Amarela (Vila Sônia-Luz), Linha-2 Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e Prolongamento Linha-2 (Vila Prudente-Cidade Tiradentes), com investimento superior a R$ 4 bilhões. O sistema de monotrilho, com tração elétrica e sobre pneus, levará o Metrô até Cidade Tiradentes e irá atender um público de 500 mil usuários por dia, com 17 novas estações e 23,8 quilômetros.

O transporte rodoviário também está passando por uma revolução. O Trecho Sul do Rodo Anel Mario Covas, que recebeu um investimento de R$ 4,6 bilhões, vai encurtar o acesso do interior de São Paulo à Baixada Santista, além de facilitar e tornar a viagem mais rápida. Interligando várias estradas do Sistema Anchieta/Imigrantes, fará com que o volume de caminhões que trafegam pela Marginal Pinheiros e pela Avenida dos Bandeirantes na capital diminua respectivamente em 47% e 43%. Isso significará uma economia de cerca de R$ 2 bilhões aos ano para as empresas de transportes que precisam acessar, por exemplo, o porto de Santos, maior da América Latina. E com isso ganha também a qualidade do ar que deve melhorar 6%. E agora, o complexo vai crescer. O Trecho Leste da obra, com extensão de 43,5 quilômetros e investimentos de R$ 3,8 bilhões, começará a ser construído e tem previsão de entrega para 2012.

Além disso, todas as estradas que compõem o ranking das 10 melhores do País ficam todas em São Paulo – e são administradas pela iniciativa privada, que as elevou a um nível superior de qualidade e segurança. As concessionárias irão investir, nos próximos 30 anos, mais de R$ 8 bilhões em modernização das estradas e de seus arredores. Elas são responsáveis pela manutenção de mais de 900 quilômetros de rodovias vicinais sem cobrança de pedágio – uma condição inédita. Até junho do ano passado, elas foram responsáveis por 724 quilômetros de duplicações, 130 quilômetros de novas rodovias, 5.073 quilômetros de recapeamentos, 146 quilômetros de marginais, 355 quilômetros de faixas adicionais, 2.058 quilômetros de acostamentos, 610 acessos (pontes, viadutos e retornos) e 130 passarelas. Números bastante expressivos.

Outro grande investimento é o programa Pró-Vicinais, que está recuperando mais de 12 mil quilômetros de estradas vicinais com um investimento de mais de R$ 5 bilhões. Criado em 2007, garante o escoamento rápido e seguro da produção das cidades do interior paulista e contribui ainda mais para o desenvolvimento econômico do Estado. E seu alcance é maior ainda: essas obras facilitam o transporte e o acesso de moradores dos bairros rurais a serviços públicos como hospitais, postos de saúde e escolas localizados em áreas urbanas.

Do Portal do Governo do Estado