Novas escolas de tempo integral iniciam as aulas na próxima segunda-feira, 3

Tema foi destaque do programa de rádio Conversa com o Governador

qua, 29/01/2014 - 14h20 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, iniciam as aulas nas escolas estaduais que adotaram o novo modelo de tempo integral. Neste modelo, o aluno do Ensino Fundamental passa 8,5 horas na escola, e o aluno do Ensino Médio passa 9,5 horas. Ambos recebem três refeições diárias.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

No programa de rádio Conversa com o Governador, Geraldo Alckmin falou sobre estas escolas e explicou como vai funcionar o próximo ano letivo. “O modelo começou ser implantado em 2012, e a cada ano é ampliado. Para 2014, praticamente triplicamos o número de escolas participantes: eram 69, e agora serão 182 escolas de tempo integral”, disse.

“Além das matérias obrigatórias e das atividades esportivas e culturais, os estudantes fazem disciplinas eletivas, que são matérias definidas pelas escolas de acordo com os interesses apontados pelos próprios estudantes. Estas aulas podem ser de empreendedorismo, astronomia, ciências físicas, [ciências] biológicas, educação ambiental, línguas, enfim, ele tem mais aulas por conta do segundo período”, completou.

Modelo chega ao terceiro ano

As escolas de tempo integral têm obtido ótimos resultados. “Nós tivemos um enorme salto de qualidade. Levantamento da Secretaria da Educação mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 70% em matemática. Este é um programa que dá certo e continuará a ser ampliado. Já estamos preparando adesão de mais escolas para 2015”, afirmou o governador. “Atendemos no ano passado 20 mil alunos. Agora, vamos atender 50 mil em todo o Estado”, disse Alckmin.

O benefício não é só para os estudantes. Professores que lecionam neste modelo de escolas ganham uma gratificação de 75% a mais no salário pela dedicação exclusiva. “Em vez do professor ficar indo de uma escola pra outra, ele trabalha a semana toda na mesma escola. Istoreforça o vínculo com aquela escola e com seus alunos.”

O estudante e sua família são os maiores beneficiários deste programa. O aluno passa o dia todo na escola, com ensino de qualidade e totalmente gratuito. “A mãe sai para trabalhar sabendo que seu filho está aprendendo, não está na rua e sim amparado, bem alimentado e adquirindo a formação para se tornar um bom profissional e um bom cidadão, com uma vida cheia de oportunidades pela frente”, concluiu Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado