Nova variedade de arroz agrega valor para os produtores

Produto desenvolvido pelo Instituto Agronômico será lançado nesta quinta (15/2)

qui, 15/02/2007 - 15h05 | Do Portal do Governo

A nova variedade de arroz IAC 300, tipo especial arbório para a culinária Italiana, desenvolvido pelo Instituto Agronômico, será lançada nesta quinta (15/2), em Pindamonhangaba, durante o VI Dia de Campo de Arroz.

O evento é realizado pelo IAC em parceria com o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Vale do Paraíba, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Para os agricultores, a IAC 300 traz uma nova opção de negócio – essa variedade tem alto valor agregado, apesar de ter os mesmos custos de produção do arroz agulhinha e os mesmos modos de produção. Para o consumidor, é a alternativa para não depender do arroz arbório importado e fazer um rizoto com arroz de mesma qualidade que os importados da Itália.

De acordo com os pesquisadores, a nova variedade IAC 300 pode ser produzida em qualquer região de São Paulo, no sistema inundado. Mas a formação do amido —  responsável pela cremosidade do risoto — é altamente influenciada pelo ambiente. O ideal é haver temperaturas mínimas noturnas de 22º C, característica presente no Vale do Paraíba.

A produtividade do novo material foi comparada com a principal variedade italiana — Volano — que rende de 6 a 7 mil quilos/ha na Itália. No Brasil, esse arroz italiano apresenta problemas de fitossanidade e de produtividade, não superando os 3.200 quilos/ha. A variedade IAC produz 30% a mais que o Volano. De ciclo precoce, a IAC 300 requer 113 dias do plantio até a colheita e é moderamente resistente à brusone, principal doença que ataca o arroz. A expectativa é que, a partir de outubro, o IAC possa fornecer sementes às empresas multiplicadoras desse material.

O Estado de São Paulo é o maior consumidor de arroz do país. Segundo os dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola), o SP registra uma área em torno de 33 mil hectares de plantio entre arroz de sequeiro e de várzea e arroz irrigado. A região do Vale do Paraíba é a maior região produtora do Estado com 10.804 hectares de arroz e produção de 789.733 sacas, ou seja 50% da produção estadual.

SERVIÇO

VI Dia de Campo de Arroz

Data: 15 de fevereiro de 2007

Horário: 9 às 16h.

Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Vale

do Paraíba, Rod. Presidente Dutra (BR 116) Km 97,5, Pindamonhangaba, SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

 

(AM)