Nova rodoviária de Campinas vai integrar Corredor Metropolitano Noroeste

Estação foi inaugurada nesta quarta-feira, 4, com presença do governador Serra

qua, 04/06/2008 - 20h06 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta quarta-feira, 4, da cerimônia de inauguração do Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, uma obra da prefeitura de Campinas que vai integrar o Corredor Metropolitano Noroeste, um dos principais investimentos que o Governo do Estado está fazendo na região, através da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), no valor de R$ 150 milhões.

“Este projeto está caminhando rapidamente”, adiantou Serra, numa referência ao ritmo das obras do Corredor. Com 33 quilômetros, ele ligará os municípios de Campinas, Hortolândia e Sumaré por meio de corredores de ônibus, estações de transferência e terminais, beneficiando cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Com a missão de desafogar o trânsito intermunicipal, as obras para implantação do Corredor Metropolitano Noroeste seguem em ritmo acelerado. A previsão é de que até o mês de agosto o Governo do Estado entregue a Estação de Transferência Anhangüera e o Terminal Metropolitano de Campinas (TMC). Este último divide o mesmo espaço com o Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo. Ambos se integram através de duas passarelas.

Também até o final de agosto, em Hortolândia, serão entregues o Terminal Metropolitano e a duplicação das avenidas Santana e Olívio Franceschini. A ligação entre Hortolândia e Sumaré, com 7,9 quilômetros, será finalizada em novembro, assim como as obras de reforma dos terminais de Americana e Monte Mor. Outra ligação entre as cidades, entre a SP-101 e a Avenida J.B. Dunlop, com 5,4 quilômetros, tem prazo de conclusão previsto para o final de junho.

Quando concluído, o corredor vai estruturar o transporte metropolitano na região de Campinas, o que trará aos passageiros mais conforto e segurança, além de viagens mais rápidas. A integração dará novos destinos aos moradores, além de promover o crescimento das cidades e regularizar a circulação urbana.

Obras

Com estrutura em concreto armado em área de 12,5 mil metros quadrados, o Terminal Metropolitano de Campinas contará com sete plataformas e piso podotátil para pessoas com deficiência visual. O terminal terá duas entradas: a principal possibilitará acesso à estação municipal e a outra entrada dará acesso às bilheterias e sanitários.

Também em Campinas, a Estação de Transferência Anhangüera terá três plataformas para embarque e desembarque. A estrutura da estação será em concreto armado com cobertura metálica. O acesso às plataformas, interligadas por uma passarela, será feito por meio de escadas e três elevadores.

O Terminal Metropolitano de Hortolândia, com área de 7.750 metros quadrados, contará com duas plataformas para embarque e desembarque, além de dispositivos para passageiros especiais, sanitários, guaritas, telefones públicos e bicicletário.

Três quilômetros da Avenida Olívio Franceschini e dois quilômetros da Avenida Santana, ambas em Hortolândia, serão duplicados. As obras incluem a urbanização das calçadas, melhoria na iluminação e a construção de uma ciclovia ao longo de toda a avenida.

Região

Serra voltou a defender a concessão do Aeroporto de Viracopos em Campinas. “Ele está destinado a ser o grande aeroporto de São Paulo, porque tem capacidade de expandir em 30 vezes seu movimento”, ilustrou. Serra gaantiu que voltará a debater o tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desta vez, em companhia do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos. A data ainda não está definida.

Antes de deixar o município, o governador paulista anunciou que São Paulo investirá recursos para criação uma Etec (Escola Técnica) em Capivari, mantida pelo Centro Paula Souza. Serra também lembrou do Pró-Vicinais, que beneficia à região de Campinas com a recuperação de 231 quilômetros de estradas.

Manoel Schlindwein

C.M.