Nova pista reduz em 63% a lentidão na Marginal Tietê

Apesar das fortes chuvas no período da tarde, as novas faixas tiveram impacto sobre o trânsito da cidade aumentando a fluidez em 24%

ter, 30/03/2010 - 15h25 | Do Portal do Governo

A entrega da nova pista central da Marginal Tietê, com três faixas adicionais em cada sentido, trouxe alívio significativo ao fluxo de trânsito nessa via. O horário que apresentou maior melhora foi às 10 horas, quando o aumento de fluidez foi de 82%. Até as 20 horas da segunda-feira, a lentidão média na Marginal Tietê ficou em oito quilômetros, 63% inferior à medida ao longo segunda-feira da semana passada, que foi de 22 km.

Lentidão Média na Marginal Tietê (km)

Marginal Tietê         22/3                29/3                Variação
7 às 20h                   22 km             8 km               – 63%

Há um ano

O trânsito na Marginal Tietê também foi melhor do que o registrado há um ano, na semana de 30 de março a 3 de abril de 2009. Naquele período, a média de lentidão foi de 14 km, ou seja, o índice de hoje, 8 km, representa um aumento de 42% na fluidez.

Lentidão Média na Marginal Tietê (km)

Marginal Tietê    Média última semana mar/09    29/3    Variação
7 às 20h                   14 km                                         8 km        – 42%

Esse parâmetro é especialmente importante se for levado em consideração que a frota da cidade aumentou em cerca de 330 mil veículos durante o último ano.

Impacto na cidade como um todo

Por ser a principal avenida da cidade de São Paulo, o aumento de fluidez na Marginal, se reflete em todas as regiões. Até as 20 horas desta segunda-feira, a lentidão da cidade ficou 24% abaixo do registrado na segunda-feira da semana passada.

Lentidão em toda a cidade (km)

Toda a cidade    22/3         29/3    Variação
7 às 20h              75              57       – 24%

Quando comparado às condições de trânsito há um ano, o aumento da fluidez ficou em 8%.

Lentidão em toda a cidade (km)

Toda a cidade   Semana (30/3/09 a 4/4/09)    29/3    Variação
7 às 20h                      62                                       57           – 8%

Impacto em outras vias

De acordo com as observações da CET, as vias que mais se beneficiaram da inauguração da nova pista foram:

Corredor Norte-Sul (23 de Maio – Tiradentes – Santos Dumont)
Avenida Braz Leme
Avenida Marquês de São Vicente
Avenida Ermano Marchetti
Avenida Aricanduva
Avenida Salim Farah Maluf

Atualização da base de cálculo para medição dos índices de lentidão

A CET irá finalizar a atualização da base de cálculo para a medição dos índices de lentidão, para incorporar as novas pistas da Marginal Tietê, o que provocará um aumento de 33 quilômetros na base monitorada atualmente (cerca de 3%), que totalizará 868 quilômetros.

Essa nova base expandida será adotada na medição dos índices de lentidão a partir de segunda-feira, dia 5 de abril.

Durante os próximos 12 meses, a CET manterá a medição nas duas bases (835 km e 868 km), para efeito de comparação metodológica.

Da Dersa